Para Protógenes, estrutura dos partidos tornou escolha difícil

Ao anunciar filiação ao PCdoB, delegado da PF explica que escolheu um partido da base do governo do presidente Lula

Delegado considera Lula o presidente brasileiro mais importante depois de Getúlio Vargas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz anunciou nesta quarta-feira (2) sua filiação ao PCdoB. Em entrevista concedida ao Vermelho, ele afirma que estuda candidatura já para 2010 e conta que mais difícil do que deixar a função de servidor público foi a escolha da legenda a que iria se associar.

“Salvo raríssimas exceções, não temos partidos políticos no Brasil comprometidos com interesses nacionais”, declarou. “Temos partidos que atendem a interesses de grupos ou de pessoas. De tempos em tempos – principalmente em período eleitoral – essas legendas buscam o voto para legitimar o processo eleitoral, sem nenhum compromisso com a população”, critica.

Projetado na mídia durante a Operação Satiagraha, que culminou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, Protógenes afirma que não vê denúncias de corrupção no governo Lula como um impedimento para seu apoio. “Fatos ocorridos em suas administração não desqualificam o projeto de país que ele iniciou e o credencia como o presidente mais importante da história da República brasileira após Getúlio Vargas”, elogia.

Na entrevista, o delegado conta ainda do início de sua militância política e ensaia discurso de candidato ao propor diálogo com a sociedade e pactos entre setores para se alcançar uma reforma política efetiva.

Clique aqui para ler a íntegra no Vermelho.