Começou

País tem 12 candidatos à Presidência, um a menos do que em 2018. Governo paulista reúne 10 na briga

Campanhas eleitorais vão até véspera da votação do primeiro turno. Número deverá diminuir com a retirada do Pros. São 223 candidatos a governador e 10 mil a deputado federal

Agência Senado
Agência Senado
Campanha das diretas já, em 1984. O brasileiro só recuperou o direito de escolher seu presidente em 1989, após 29 anos

São Paulo – Encerrados os pedidos de registro de candidaturas, o Brasil tem 12 candidatos à Presidência da República, um a menos do que em 2018. Será a nona disputa presidencial desde a redemocratização – o brasileiro ficou sem escolher presidente durante 29 anos, de 1960 a 1989. A partir desta terça-feira (16) e até 1º de outubro, véspera do primeiro turno, os candidatos estão oficialmente em campanha por votos (confira abaixo a relação de candidatos).

O total, no entanto, deverá ser menor. Depois de disputas internas e judiciais, o Pros informou que retirará sua candidatura (Pablo Marçal) em favor do petista Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente também ganhou apoio de André Janones (Avante). E o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) está em prisão domiciliar.

Estados e Legislativo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu também 223 pedidos de registro de governador, e seus respectivos vices. Apenas no estado de São Paulo, são 10 nomes confirmados na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, mesmo número de Minas Gerais e Santa Catarina. Já Pernambuco e Rio Grande do Sul têm 11, enquanto o Distrito Federal tem o maior número: 12 candidatos.

Nas eleições para o Legislativo, são 10.269 registros de candidatos a deputado federal e 16.232 para estadual, além de 591 para distrital. Há mais 234 nomes com pedido para disputar uma vaga no Senado, que renovará um terço da cadeiras.

Candidatos a presidente e vice

Ciro Gomes (PDT) / Ana Paula Matos

Felipe d´Avila (Novo) / Tiago Mitraud

Jair Bolsonaro (PL) / Braga Netto

José Maria Eymael (DC) / Professor Bravo

Léo Péricles (UP) / Samara Martins

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) / Geraldo Alckmin

Pablo Marçal (Pros)* / Fátima Pérola Negra

Roberto Jefferson (PTB) / Padre Kelmon

Simone Tebet (MDB) / Mara Gabrilli

Sofia Manzano (PCB) / Antonio Alves

Soraya Thronicke (União Brasil) / Marcos Cintra

Vera Lúcia (PSTU) / Raquel Tremembé

* O Pros deve abrir mão de candidatura própria e apoiar Lula