Oposição tumultua CPMI e leitura de relatório é suspensa mais uma vez

Relator Odair Cunha (PT-MG) retira Roberto Gurgel e Policarpo Jr. do texto acusatório, mas mantém o governador tucano Marconi Perillo (GO)

Odair Cunha pretendia apresentar resumo do relatório e oposição reclamou, alegando não ter tido acesso ao documento (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Ag. Câmara)

Brasília – Depois de bate-boca e muita discussão sobre procedimentos regimentais, o relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), finalmente iniciou a leitura de seu relatório final. Mas logo depois a reunião destinada à leitura foi interrompida.

Parlamentares da oposição reclamaram por não terem sequer uma cópia do resumo apresentado na reunião. Diante de questão de ordem apresentada pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a sessão foi suspensa  pelo presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), até a distribuição do sumário.

O relator optou por apresentar um resumo de seu texto, visto que o documento original contém mais de 5.000 páginas. Antes de iniciar a leitura, Odair adiantou que já retirou as partes 6 e 7, relativas ao indiciamento de cinco jornalistas e ao pedido de investigação contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Diante dos pedidos de vista, o relatório não será votado nesta sessão.