Para entender

O que a opinião pública pensa a respeito da esquerda no Brasil?

Cientista político Alberto Carlos Almeida e sociólogo Marcos Coimbra debatem a situação atual da esquerda no Brasil

Mídia Ninja
Mídia Ninja
A esquerda tem lotado ruas de todo o Brasil nos atos pelo Fora Bolsonaro

São Paulo – Afinal de contas, o que a opinião pública nacional pensa sobre a esquerda brasileira? É esse o debate proposto pelo Instituto Lula (IL) ao reunir, nesta quinta-feira (28), às 19h, dois especialistas em entender melhor como e o que o brasileiro pensa. O cientista político Alberto Carlos Almeida é autor do livro A cabeça do brasileiro. Ao seu lado, o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, um dos principais institutos de opinião do país.

O instituto lembra que há uma década a revista Veja publicava uma reportagem intitulada O incrível caso do país sem direita. O texto lamentava não haver partidos conservadores no Brasil. “Nem mesmo a conservadora revista dos Civita poderia prever a enorme guinada à direita que estava prestes a acontecer”, lembra o IL.

esquerda opinião pública
Antônio Carlos Almeida e Marcos Coimbra são os convidados do Instituto Lula

“Com apoio da mídia, do mercado financeiro e dos partidos derrotados na eleição de 2014, essa guinada levou ao golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff e à posterior eleição de Jair Bolsonaro”, avalia o Instituto. “Mais famoso por suas bravatas a favor de ditaduras e torturadores do que por sua atuação parlamentar, o ultradireitista Jair Bolsonaro surfou na onda da antipolítica amplificada pela Operação Lava Jato.”

A conversa entre Almeida e Coimbra sobre a esquerda é o último de quatro encontros promovidos pelo IL para discutir a opinião pública no Brasil. O debate será transmitido via Youtube e Facebook do IL, ao vivo.