Enfrentamento

Lula: ‘A esquerda sempre foi condescendente com a elite’

Em entrevista coletiva a blogueiros transmitida pelo Instituto Lula, ex-presidente faz autocrítica contundente sobre apatia do PT diante da disputa política contra as forças de direita

Ex-presidente Lula durante a transmissão ao vivo de sua entrevista a blogueiros, nesta terça-feira (8)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista coletiva a blogueiros na manhã de hoje (8), na sede do Instituto Lula. Entre análises sobre o clima pré-eleitoral e sobre a realização da Copa do Mundo no país, o presidente de honra do PT criticou a postura do partido durante todo o caso do chamado “mensalão” e a apatia que o partido tem demonstrado no enfrentamento com as forças de oposição. “A direita nunca foi condescendente com a esquerda, mas a esquerda sempre foi condescendente com a elite. Não tem folga, em nenhum lugar no mundo; sempre que ela [a direita] pode vir pra cima, vem. Às vezes, eu acho que a esquerda é ingênua”, disse, antes de ponderar que o partido errou em silenciar sobre o caso antes da conclusão do julgamento dos réus petistas no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O PT, eu espero que tenha aprendido a lição do que significou a CPI do mensalão. Porque essa CPI deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Se o PT tivesse feito o debate político quando deveria ter feito o embate político, ao invés de esperar decisão jurídica, a história poderia ter sido outra. Nós vimos como a imprensa foi construindo o resultado desse julgamento”, ponderou. “Não houve, da parte do PT, a sabedoria de fazer esse enfrentamento certamente pelas disputas internas. Mas, agora, o PT já pagou o preço e sabemos que vamos carregar essa marca por muito tempo nas nossas costas”, concluiu.

“Estão aí as denúncias de Pasadena, mas tudo isso já está sendo investigado, já foi investigado. E você vê ali quem quer investigar? Todos que, até ontem, queriam privatizar a Petrobras, ou seja… Cadê o blog da Petrobras, que foi tão importante para defender a estatal em 2009 naquela CPI? Vocês percebem? As coisas tem de voltar a acontecer e a gente tem de brigar de verdade. É isso que falta acontecer”, analisou.

O presidente criticou, ainda, a distância dos partidos de esquerda das manifestações de rua, inclusive das que se posicionam contra a realização da Copa do Mundo. “Se as pessoas querem se manifestar, que se manifestem. Isso não faz mal ao Brasil ou à imagem do Brasil. A única coisa que o Estado tem de garantir é a segurança das delegações de atletas. Não vejo motivo nenhum para você vir com uma lei antiterrorista que criminalize os protestos ou as máscaras”, apontou.

Provocado pelos blogueiros a falar sobre a possibilidade de que possa ser candidato à presidência neste ano, Lula foi enfático: “Já cumpri com a minha tarefa, já fiz o que tinha que fazer, me dou por realizado. A candidata é a presidenta Dilma, a pessoa mais preparada para governar o país é a Dilma.”

Leia também

Últimas notícias