Na 7ª sessão, depoimentos à CPI da Bancoop não apontam irregularidades

Relatos mostraram discordâncias que estão sendo discutidas na Justiça; durante a sessão na Assembleia, deputados chegaram a bater boca

Parte da sessão foi de bate-boca entre parlamentares (Foto: Maurício Morais)

São Paulo – Mais quatro cooperados foram ouvidos nesta terça-feira (18) pela CPI da Bancoop na Assembleia Legislativa de São Paulo, em três horas e meia de sessão. Os depoimentos revelaram, basicamente, o andamento de disputas judiciais entre a Cooperativa Habitacional dos Bancários e associados. Parte desses mais de 200 minutos foi consumida com bate-boca entre deputados, principalmente quando uma depoente falou em possível envolvimento partidário na questão, ainda mais em período eleitoral. “Eu tinha certeza de que este ano o caso Bancoop ia vir à tona”, comentou.

A certa altura, deputados do PT chegaram a bater boca com parlamentares do PTB e do PSDB. “Para nós, fica a impressão de uma forte conotação política e de uma tentativa de criminalização da Bancoop”, afirmou. “Todos nós defendemos a transparência da Bancoop”, reagiu o deputado Ricardo Montoro (PSDB). “Não me coloco entre aqueles que querem politizar a CPI.”

Na próxima terça (25), deverão ser ouvidos mais três cooperados. Houve um acordo entre os deputados Montoro e Bruno Covas (PSDB), que desconvocou seis pessoas, enquanto o primeiro incluiu duas – a terceira seria ouvida nesta terça, mas não pôde comparecer. Segundo Samuel Moreira, “um outro bloco de convocados”, incluindo a direção da cooperativa, será ouvido a partir de 1º de junho.