Ministra do TST é indicada para o Supremo Tribunal Federal

Rosa Weber precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e seu nome tem de ser ratificado pelo plenário da Casa (Foto: Secom/TST) São Paulo […]

Rosa Weber precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e seu nome tem de ser ratificado pelo plenário da Casa (Foto: Secom/TST)

São Paulo – A vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) será ocupada por Rosa Maria Weber. A indicação foi anunciada na segunda-feira (7), por decisão da presidenta Dilma Rousseff. Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006, ela assumirá a vaga de Ellen Gracie, aposentada em agosto.

Aos 63 anos, a gaúcha de Porto Alegre Rosa Maria Weber atua no direito trabalhista desde 1975. Foi inspetora do Ministério do Trabalho em seu estado natal e, em 1976 foi aprovada no concurso de juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

A posse deve ocorrer apenas em 2012, já que ela precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e seu nome ser ratificado pelo plenário da Casa. Apesar de isso poder acontecer rapidamente, é pouco provável que a base governista consiga incluir a questão para votação antes de meados de dezembro, quando o STF entra em recesso, para retomar atividades em fevereiro.

O ministro do STF Marco Aurélio Mello avaliou como positiva a escolha, por enxergar na decisão um passo para fortalecer a Justiça do Trabalho. A “satisfação” de Mello também decorre do fato de ele ser, até agora, o único magistrado na mais alta corte do país egresso da área trabalhista.

O presidente do TST, João Oreste Dalazen, qualificou de “feliz indicação” a escolha de Rosa Weber. “O Supremo ganha uma magistrada exemplar, de sólida e rica formação jurídica e humanística”, comemorou.

Com informações da Agência Brasil