Lula encontra diretor do Banco Mundial e confirma presença em seminário sobre a África

Diop conversou com Lula sobre cooperação Sul-Sul entre Brasil e África (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula) São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (26) a visita […]

Diop conversou com Lula sobre cooperação Sul-Sul entre Brasil e África (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (26) a visita do diretor do Banco Mundial para o Brasil, o economista senegalês Makhtar Diop, no Hospital Sírio-Libanês, onde o petista faz sessões de fonoterapia. Lula volta a encontrar Diop no dia 3 de maio, durante o seminário “Investindo na África: oportunidades, desafios e instrumentos para cooperação econômica”, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio. De acordo com a assessoria do Instituto Lula, antigo Instituto Cidadania, este é o primeiro evento público de Lula agendado até o momento. 

Nota do instituto, de 16 de março, após Lula passar uma semana internado para tratamento contra pneumonia, apontou que o petista deve retornar ao ritmo normal de suas atividades em cerca de 30 dias. No domingo (25), ele recebeu em sua casa o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para discutir a aliança entre PT e PSB em torno da candidatura de Fernando Haddad em São Paulo.

Diop está deixando seu cargo no Brasil para assumir a vice-presidência do Banco Mundial para a África, No encontro de hoje, conversou com Lula sobre cooperação Sul-Sul entre Brasil e África e pediu a ele para ser “a voz para ajudar os países mais pobres a acelerarem seu desenvolvimento a partir do exemplo das políticas aplicadas no Brasil e da mobilização de mais recursos financeiros para os países africanos”.

Em fevereiro, Lula encerrou o tratamento radio-quimioterápico realizado em São Paulo contra um câncer na laringe diagnosticado no final de outubro.