Maior colégio eleitoral

Pesquisa Quaest: Lula lidera em São Paulo para Presidência e Márcio França para o Senado

Lula mantém liderança em São Paulo, mas vantagem em relação a Bolsonaro diminuiu para 37% contra 32% do atual presidente. Sem Datena, Márcio França também assume dianteira na disputa por uma cadeira no Senado, com 27% das intenções de voto

Ricardi Stuckert/Marcos Correa
Ricardi Stuckert/Marcos Correa
Lula estará na Cinelândia nesta quinta e no sábado em Diadema, quando deve oficializar a chapa com Haddad governador e Márcio França para o Senado

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial entre e os eleitores do estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (7). O pré-candidato petista continua sendo o favorito a ocupar o Palácio do Planalto pelo eleitorado paulista, com 37% das intenções de voto. 

Lula é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que alcançou 32% dos votos. O resultado indica que a vantagem do ex-presidente sobre o atual diminuiu em relação à pesquisa anterior, publicada em maio. Na ocasião, o petista tinha 39% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro pontuava 28%. Um avanço de quatro pontos percentuais para o candidato do PL e uma queda de dois pontos para Lula, segundo o novo estudo. 

Ciro Gomes (PDT) tem 9% no estado e Simone Tebet (MDB), 3%. Os demais pré-candidatos André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Eymael (Democracia Cristã) registraram 1% na pesquisa. Já Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 9% e indecisos 5%. 

A pré-campanha da chapa Lula e Geraldo Alckmin realiza hoje ato ao lado de Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro. No sábado (9), o ato será em Diadema, no ABC paulista, quando deve ser formalizada a chapa com Haddad para governador e Márcio França para senador.

Segundo turno

Os resultados são referentes à pesquisa na modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos à Presidência da República. O estudo também testou um segundo cenário com apenas Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes. Novamente o Lula lidera com 40% dos votos no estado de São Paulo, contra 33% do atual presidente e 13% do pedetista. 

Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente também teria nove pontos percentuais de vantagem, com 46% das intenções de voto, contra 37% do atual chefe do Executivo. Brancos e nulos somaram 14%. E Indecisos foram 3%. 

Corrida pelo Senado

A pesquisa Genial/Quaest também sondou os entrevistados sobre a preferência para o Senado. A primeira pesquisa sem o apresentador José Luiz Datena (PSC), que desistiu na semana passada de concorrer, mostra o ex-governador Márcio França na liderança, com 27% das intenções de voto. 

França tem 14 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo lugar, ocupado pelo ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) Paulo Skaf (Republicanos), que tem 13% dos votos. Em seguida, está a deputada federal Carla Zambelli (PL), com 9%, e a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), com 7%. A pesquisa para o Senado também aponta Milton Leite (União Brasil) e Aldo Rebelo (PDT) com 5% e 3% das intenções de voto, respectivamente. Brancos e nulos somam 20%. E os que se disseram indecisos chegam a 9%. 

A pesquisa, feita entre os dias 1º e 4, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos BR-03964/2022 e SP-05318/2022. A Quaest realizou 1.640 entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia mais: Haddad tem chance de vencer no primeiro turno, mostra pesquisa Genial/Quaest


Leia também


Últimas notícias