Faltam 31 dias

Datafolha traz Lula com 45% e 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Lula mantém vantagem contra o candidato à reeleição, após entrevistas ao JN, debates e início do horário eleitoral e quase um mês de Auxílio Brasil

Reprodução/TV Bandeirantes
Reprodução/TV Bandeirantes
Eleitores de Ciro e de Simone devem decidir de eleição se decide neste domingo

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, da coligação Brasil da Esperança, segue na frente na disputa presidencial com 45%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º). O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%. O levantamento traz oscilação de 2 pontos percentuais diferença entre Lula e o atual presidente, em relação a duas semanas atrás. A vantagem que hoje está em 13 pontos, no último dia 18, a vantagem de Lula era de 15 pontos. Lula oscilou esses mesmos 2 pontos para baixo, enquanto Bolsonaro manteve o mesmo percentual.

Ciro Gomes (PDT), oscilou de 7% para 9%, mas Simone Tebet (MDB), cresceu 3 pontos, de 2% para 5%. Os brancos e nulos soman 4%, ante 6% na pesquisa anterior. Os demais candidatos – Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) somam 3%.

Intenção de voto estimulada

  • Lula: 45% (47% no Datafolha anterior, de 18 de agosto)
  • Jair Bolsonaro: 32% (32%)
  • Ciro Gomes (PDT): 9% (7%)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (2%)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0%)
  • Pablo Marçal (PROS): 1% (0%)
  • Felipe d’Avila (NOVO): 1% (1%)
  • Vera (PSTU): 0% (0%)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0%)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0%)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0%)
  • Roberto Jefferson (PTB): 0% (0%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 4% (6%)
  • Não sabe: 2% (2%)

Desse modo, a soma de todos os adversários de Lula chega a 49% – um empate técnico em relação aos 45% de Lula. Assim, a pesquisa indica que as ida de Bolsonaro não está garantida. Mas fica mais estreita a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno. Num, eventual segundo turno, a vantagem ainda é larga a favor do candidato da coligação Brasil da Esperança: 53% a 38% (era 54% a 37% em 18 de agosto)

A pesquisa realizada entre terça-feira (30), com 5.734 entrevistas, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-00433/2022. A margem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desse modo, o Datafolha já leva em consideração as entrevistas dos principais candidatos ao Jornal Nacional, na semana passada. Além disso, já sob eventuais impactos dos primeiros dias de horário eleitoral obrigatório, iniciado na sexta (26). E também do debate do último domingo (28).


Leia também


Espontânea e outros estratos

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto e Bolsonaro com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.

O Datafolha mostra uma redução da vantagem de Lula no Sudeste, pois tem 41% na região ante 35% de Bolsonaro. A diferença era de 12 pontos há duas semanas. Por outro lado, o candidato do PT lidera com 42% (subiu 1 ponto) a 39% (perda de 4 pontos percentuais) na região Norte.

Entre os eleitores com renda até 2 salários mínimos, principal alvo das medidas eleitoreiras de Bolsonaro, como o Auxílio Brasil, o presidente não se deu bem. Ainda perde feio para Lula (54% a 25%). No Datafolha de 18 de agosto, Lula tinha 55% e Bolsonaro 23%. Ou seja, duas semanas depois da “bondade” com data de validade, o governo não alcança o objetivo.

Além disso, o Datafolha mostra que Lula segue bem à frente entre as mulheres, com 48% a 28% – era 47% a 29% na pesquisa anterior.

As mulheres e os mais pobres compõem os estratos mais populosos, e respondem por mais da metade dos eleitores.