Protagonismo brasileiro

Lula conversa com Zelensky sobre ‘construção da paz e diálogo aberto’

Lula e Zelensky compartilharam imagens juntos e afirmaram que o Brasil continuará na mesa de negociações em busca da paz

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
"Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países"

São Paulo – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, realizaram um encontro bilateral na tarde de hoje (20) em Nova York. O líder da Ucrânia tenta pressionar Lula para que este assuma uma postura mais firme contrária à Rússia. Contudo, a avaliação do petista é de que o papel do Brasil na geopolítica internacional é de busca pela paz. Entretanto, a reunião de hoje transcorreu de forma amistosa.

Lula tenta dialogar com a comunidade internacional sobre o tema a partir de uma perspectiva totalmente pacífica. Ou seja, de não incentivar conflitos armados entre os países, o que envolve também não armar a Ucrânia, como vem fazendo o Ocidente. Enquanto países da União Europeia e Estados Unidos entregam bilhões de dólares em armas para os ucranianos, a Rússia segue implacável em sua incursão em território estrangeiro.

Entre os argumentos russos está o do avanço do neonazismo na Ucrânia, bem como a defesa da população da região do Donbass, leste da Ucrânia, que tem maioria absoluta da população de origem russa ou pró-Rússia. O governo de Vladimir Putin acusa Kiev de perseguição na região. Então, partiu em uma missão de invasão dos territórios do Donbass. Zelensky, por sua vez, além de reivindicar estas regiões, agora também exige um território russo desde 2014, a Crimeia.

Papel brasileiro

Em suma, o caminho para a paz não é simples. E Lula quer ajudar nesta construção, como parte do movimento da política externa brasileira de retomada do protagonismo do país. “Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, declarou o brasileiro.

Após o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu uma coletiva. Ele disse que o assessor especial da Presidência para assuntos de política externa, ex-ministro Celso Amorim, continuará na mesa de negociações pela paz na Ucrânia.

Vieira também comentou sobre a conversa. “Longa discussão, em um ambiente tranquilo, amigável, em que trocaram informações sobre cada um dos países e a situação do mundo neste momento. Os presidentes instruíram também suas equipes, os seus ministros, a continuarem em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir as possibilidades de paz”, disse.

Zelensky, por sua vez, publicou em suas redes sociais uma foto com Lula e breves dizeres. “Discussão honesta e construtiva. (…) O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz”, disse, em referência a Amorim.