Indicados para diretoria do Banco Central apresentam compromissos durante sabatina no Senado

Brasília – A comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está sabatinando neste momento, dois diretores do Banco Central indicados pelo presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini, para ocupar a […]

Brasília – A comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está sabatinando neste momento, dois diretores do Banco Central indicados pelo presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini, para ocupar a Diretoria de Administração e a Diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural.

Caso os senadores confirmem os nomes escolhidos por Tombini, a Diretoria de Administração terá, à frente, o economista Altamir Lopes, atual chefe do Departamento Econômico. A Diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural será comandada pelo contabilista Sidnei Corrêa Marques, chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação.

Os dois novos diretores asseguraram o compromisso trabalhar pela estabilidade de compra da moeda e ações visando a manter o sistema financeiro sólido e eficiente.

Durante o discurso, Lopes enumerou suas contribuições – ao longo dos últimos 16 anos, período em que foi chefe do Departamento Econômico do BC – para o país superar dificuldades como crises externas, escassez de reservas internacionais, instabilidades cambiais, e moratórias.

“Me orgulho de ter participado do processo de superação dessas dificuldades históricas. Vivenciei a construção da estabilidade econômica do país e a conquista paulatina dos sólidos findamentos macroeconômicos”, disse Lopes.

Ele assumiu o compromisso de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira e um sistema financeiro sólido e eficiente. Comprometeu-se também em fazer um “combate intransigente” à inflação e em contribuir para a especialização dos analistas, técnicos e procuradores da instituição monetária.

Assegurar a estabilidade de compra da moeda e trabalhar em prol de um sistema financeiro sólido e eficiente foram os compromissos assumidos por Sidnei Marques durante o discurso. “[Isso] implica dedicar constante atenção ao combate à inflação, fenômeno nocivo e injusto”, argumentou.

Até porque, afirmou, a inflação atinge de forma mais danosa as camadas sociais de baixa renda. “Não se pode conceber um sistema financeiro inclusivo. Tenho convicção de que o acesso franco e adequado a serviços financeiros é parte fundamental da construção da cidadania, que não pode ser negada a qualquer estrato da população brasileira”, acrescentou.

Altamir Lopes assumirá o cargo no lugar de Anthero de Moraes Meirelles, que irá para a Diretoria de Fiscalização, dirigida por Alvir Alberto Hoffmann nos últimos três anos. Já Sidnei Marques ocupará a vaga deixada por Antonio Gustavo Matos do Vale.

Na mesma sessão foram indicados, pelas lideranças partidárias, os 54 senadores que comporão a Comissão de Assuntos Econômicos – 27 titulares e 27 suplentes. Na sequência, foram eleitos como presidente e vice-presidente da comissão os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), com 22 votos para cada.

Fonte: Agência Brasil