Segundo turno

Horário eleitoral gratuito é retomado no rádio e TV. Lula traz Simone Tebet

Além dos programas em horários fixos, as emissoras devem garantir 25 minutos diários em meio à programação para inserções de 30 a 60 segundos para cada cargo em disputa

Reprodução TV Globo
Reprodução TV Globo
Cada candidato à presidência acumula mais de 22 minutos por dia

São Paulo – O horário eleitoral gratuito volta às emissoras de rádio e televisão nesta sexta-feira (7). A partir de agora, as candidaturas que estão no segundo turno, tanto para a presidência quanto para os governos dos estados, terão tempos iguais.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traz Simone Tebet (MDB) na retomada do horário eleitoral. Tebet ficou em terceiro lugar na disputa do último domingo e carrega um capital político de 5 milhões eleitores, o que representa 4,2% dos votos.

O programa de Lula inicia agradecendo os eleitores. “Agradeço a Deus por essa grande vitória no primeiro turno”, diz o ex-presidente. “É hora de unir todo mundo que quer paz e democracia”, afirma a narradora.

Já a propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com a presença do jogador Neymar e do governador reeleito em primeiro turno, Romeu Zema (Novo).

No caso dos candidatos à presidência, o horário eleitoral no rádio vai ao ar de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas eleitorais serão veiculados das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, também de segunda a sábado.

Cada candidato à presidência acumula mais de 22 minutos por dia. O tempo será ainda maior, já que as campanhas devem usar o espaço dos candidatos aliados ao governo do estado para buscar votos.

De acordo com a legislação eleitoral, o candidato de maior votação no primeiro turno tem direito ao primeiro horário nessa nova rodada de programas eleitorais. Assim, o programa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o primeiro a ser exibido na campanha à presidência.

Nas campanhas de candidatos aos governos estaduais em localidades onde a disputa não foi resolvida em primeiro turno, os programas eleitorais virão na sequência das apresentações dos candidatos à presidência, também de segunda a sábado.

Com isso, os programas serão exibidos nas rádios das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Na televisão, os candidatos ao governo terão seus programas exibidos das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. 

Além dos programas em horários fixos, as emissoras devem garantir 25 minutos diários em meio à programação para inserções de 30 a 60 segundos para cada cargo em disputa. Ou seja: nos estados onde haverá segundo turno para governador, esse tempo passa para 50 minutos diários.

Dos 24 candidatos que disputam o segundo turno em 12 estados, 10 apoiam o petista, 9 estão com Bolsonaro e outros 5 ainda não indicaram qual posição devem adotar em 30 de outubro.

O candidato petista ao Planalto tem mais possibilidades de pegar carona na propaganda de aliados locais. No Nordeste, Lula tem candidatos na disputa contra adversários que se declararam até agora neutros em quatro estados – Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco.


Com Brasil de Fato e Folha de S.Paulo