Haddad: “Prioridade é nosso plano de governo”

Pré-candidato à prefeitura defende “compromisso com a cidade antes de assumir compromisso com demais partidos”

O pré-candidato Fernando Haddad considera importante valorizar as experiências do PT na gestão municipal (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom. Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, respondeu à pergunta sobre a possibilidade de uma aliança com o PSD, partido de Kassab, no lançamento do portal SPressoSP, neste sábado (4). Segundo Haddad, em nenhuma hipótese será rebaixado “o nosso plano de governo”. Nas próximas semanas, o pré-candidato, junto com os setoriais do PT, vai debater o plano de governo para a cidade. Em seguida, depois do Carnaval, o plano será discutido com especialistas e movimentos sociais.

De acordo com Haddad, o objetivo é resgatar a experiência federal e de prefeituras petistas na construção das propostas. O pré-candidato defendeu a instersetorialidade e a interação federativa no planejamento urbano.

Sabatinado pela plateia e pelos cerca de 540 internautas que acompanhavam a transmissão on line, Haddad respondeu perguntas sobre a Operação Nova Luz. O ex-ministro defendeu a participação popular na elaboração dos projetos urbanísticos, com consulta pública e audiências públicas.

Haddad ainda defendeu a ocupação dos espaços públicos com a presença da cultura.  “Lazer, esporte e cultura têm que estar mais presentes na vida do paulistano”, afirmou. Ele ainda elogiou o programa dos Pontos de Cultura desenvolvido pelos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira. “A presença da cultura garante mais segurança que a presença da polícia.”

Ele também falou sobre a democratização do acesso à informação que a internet propicia. “Estamos aqui com dezenas falando para centenas”, afirmou. Sobre o SPressoSP, ele declarou: “É importante o surgimento de portais e blogs visando à democratização da informação e o senso crítico em relação ao que está acontecendo no país. Nossa democracia está se consolidando através de novas perspectivas de interação humana, que não passam pelos canais habituais”.