Nos estados

Governadores tomam posse; alguns irão para Brasília

Alckmin (SP), Pezão (RJ), Pimentel (MG) e Rollemberg (DF) já assumiram: PSDB, PMDB, PT e PSB

São Paulo – Vários governadores já encerraram a cerimônia de posse na manhã de hoje (1º), e alguns seguirão para Brasília, para participar das atividades que formalizam o início do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Em São Paulo, reeleito e agora com maioria parlamentar ainda mais expressiva, Geraldo Alckmin (PSDB) fez o juramento na Assembleia Legislativa, antes de seguir para o Palácio dos Bandeirantes.

Também foram empossados o governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e Fernando Pimentel, primeiro petista a assumir o governo de Minas Gerais. Pezão era vice de Sérgio Cabral e assumiu o governo fluminense em abril passado.

No Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) participou de missa na Igreja Dom Bosco e disse que seu compromisso é entregar uma Brasília melhor do que recebeu. Sobre salários atrasados do funcionalismo, o novo governador disse que a intenção é “fazer de tudo neste primeiro momento para equilibrar a economia a fim de não deixar nenhum salário atrasar”.

Também já tomaram posse Pedro Taques (Mato Grosso, PDT), Simão Jatene (Pará, PSDB), Marcelo Miranda (Tocantins, PMDB), Camilo Santana (Ceará, PT), Marconi Perillo (Goiás, PSDB), Wellington Dias (Piauí, PT), Rui Costa (Bahia, PT) e, Tião Viana (Acre, PT).

No Paraná, a posse do reeleito Beto Richa (PSDB) está marcada para as 16h, mesmo horário da cerimônia de Waldez Góes (PDT), no Amapá, e de Robinson Faria (PSD) no Rio Grande do Norte.

Renan Filho (PMDB) assume o governo em Alagoas a partir das 14h, assim como José Ivo Sartori (PMDB) no Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, a cerimônia de posse de Paulo Câmara (PSB) está prevista para as 15h. Ainda nesse horário, assume Paulo Hartung (PMDB), no Espírito Santo.

 

Confira abaixo a relação de governadores.

Acre
Tião Viana (PT)

Alagoas
Renan Filho (PMDB)

Amapá
Waldez Góes (PDT)

Amazonas
José Melo (Pros)

Bahia
Rui Costa (PT)

Ceará
Camilo Santana (PT)

Distrito Federal
Rodrigo Rollemberg (PSB)

Espírito Santo
Paulo Hartung (PMDB)

Goiás
Marconi Perillo (PSDB)

Maranhão
Flávio Dino (PCdoB)

Mato Grosso
Pedro Taques (PDT)

Mato Grosso do Sul
Reinaldo Azambuja (PSDB)

Minas Gerais
Fernando Pimentel (PT)

Pará
Simão Jatene (PSDB)

Paraíba
Ricardo Coutinho (PSB)

Paraná
Beto Richa (PSDB)

Pernambuco
Paulo Câmara (PSB)

Piauí
Wellington Dias (PT)

Rio de Janeiro
Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Rio Grande do Norte
Robinson Farias (PSD)

Rio Grande do Sul
José Ivo Sartori (PMDB)

Rondônia
Confúcio Moura (PMDB)

Santa Catarina
Raimundo Colombo (PSD)

São Paulo
Geraldo Alckmin (PSDB)

Tocantins
Marcelo Miranda (PMDB)

Leia também

Últimas notícias