Efetivo

Gleisi confirma Geraldo Alckmin como coordenador do governo de transição

No final da tarde, logo após pronunciamento de Bolsonaro, o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, aparentemente nervoso, também se pronunciou sobre transição

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin inicia seu trabalho no novo governo, ocupando destaque como prometeu Lula durante a campanha

São Paulo – A presidenta do PT e deputada federal reeleita Gleisi Hoffmann (PR) anunciou nesta terça-feira (1°), em entrevista coletiva, que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador de transição do novo governo. Segundo ela, as outras pessoas que integrarão a equipe estão sendo relacionadas. Uma reunião pode ser realizada na quinta-feira (3), em Brasília, com membros do atual governo. O principal interlocutor de Gleisi no Planalto é o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A presidenta do PT disse que ela própria e Aloizio Mercadante também serão parte da comissão de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ela afirmou ainda que todos os partidos que estiveram na campanha participarão do processo.

Porém, Gleisi destacou que quem participa da comissão “não quer dizer que será ministro ou ministra”. Acrescentou que “não há decisão sobre ministério”, que “Lula não abriu essa discussão” e que não há urgência, “até porque a posse é só em 1°de janeiro.

Segundo a deputada e dirigente, ela ouviu de Ciro Nogueira que ele está “à disposição” e que teria sido “determinação do presidente” (Bolsonaro) a instalação do processo de transição, que terá como palco o Centro Cultural Banco do Brasil, na capital federal.

Reprodução
Gleisi durante anúncio da transição: ‘Não há decisão sobre ministério’ (Reprodução)

Gleisi foi questionada sobre a informação de que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) estaria se mobilizando para “ajudar” a desbloquear as estradas interditadas por grupos bolsonaristas. “Nós não concordamos com isso, porque isso é uma responsabilidade do Estado. O Estado tem que tomar as providências. Inclusive o Supremo mandou tomar as providências.”

Ciro Nogueira

Logo após a fala de Bolsonaro, depois de dois dias de sua derrota para Lula, o ministro da Casa Civil se pronunciou rapidamente. “O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou, quando for provocado, com base na lei, que nós iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin (para representar a coligação vencedora). Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país”, disse um aparentemente nervoso Nogueira.


Leia também


Últimas notícias