Deputados do Tocantins elegem novo governador e vice nesta 5ª

Após cassação dos mandatos do governador e vice, em junho, nova eleição define cargos até o final de 2010

A Assembleia Legislativa do Tocantins realiza a partir das 20h desta quinta-feira (8) eleições indiretas para escolher o novo governador e vice do estado. Os novos líderes do Executivo do Tocantins vão administrar o estado até 2010.

Os mandatos-tampão de governador e vice são disputados por três chapas, encabeçadas por: Joaquim Rocha, pelo PHS; Adail Carvalho, do PSDC; e Carlos Henrique Gaguim da coligação PMDB/PDT, governador interino empossado em setembro.

A eleição indireta foi convocada após a cassação dos mandatos do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do vice Paulo Sidnei (PPS), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho, por abuso de poder político.

Gaguim, deputado e presidente da Assembleia, informou por meio de sua assessoria, que não votará para garantir direitos iguais a todos os candidatos.

A posse do novo governador e vice ocorre após a divulgação do resultado, ainda nesta quinta. Em seguida, será realizada a eleição do novo presidente da Casa Legislativa.

Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia, a eleição será indireta porque faltam menos de dois anos para o término do mandato.