Deputado condenado por corrupção se entrega à Polícia Federal

Rondônia

EBC

Donadon foi condenado a 3 anos de prisão por formação de quadrilha e desvio de fundos públicos

Brasília – O deputado Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão por corrupção e cuja captura foi ordenada na quarta-feira (26) pelo Supremo Tribunal Federal, se entregou hoje pouco depois de ser declarado oficialmente como “fugitivo”.

Donadon se entregou “em um lugar combinado” com a Polícia Federal em Brasília, onde deverá permanecer até que seja decidido em que prisão cumprirá a pena, que seguramente será a prisão de Papuda, na própria capital, disseram fontes oficiais. O legislador se entregou um dia após ser expulso do PMDB, partido pelo qual foi eleito em 2010 para ocupar uma cadeira representando o estado de Rondônia, fronteiriço com a Bolívia.

Na quarta-feira passada, após conhecer a decisão do Supremo, que pela primeira vez ordenou capturar um parlamentar em exercício de seu mandato, a Câmara dos Deputados iniciou um processo visando a sua cassação. Donadon, declarado culpado pelos delitos de formação de quadrilha e desvio de fundos públicos e condenado há três anos, tinha se livrado da prisão mediante diversos recursos judiciais.

Desde quarta-feira, a Polícia Federal vinha procurando o acusado nas duas residências que possui em Porto Velho e Vilhena, em Rondônia, assim como tinha ordenado redobrar a vigilância nos aeroportos, prevendo que pudesse tentar fugir do país. Donadon foi declarado culpado pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões detectado em 1998 na Assembleia Legislativa do estado de Rondônia, onde ocupava uma direção financeira.

Por esse mesmo caso foram condenadas outras sete pessoas, entre elas Marcos Donadon, irmão do legislador e deputado regional em Rondônia, onde nesta quarta-feira foi preso em um aeroporto.