Disputa pelo Planalto

Datafolha: na Bahia, Lula tem 61% e Bolsonaro, 20%

Na disputa pelo governo da Bahia, ACM Neto (UB) lidera isolado, com 54%, contra Jerônimo (PT), com 16%, segundo o Datafolha. Otto Alencar é favorito para o Senado, com 36%

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula esteve na Bahia em 2 de julho, quando participou das comemorações da Independência

São Paulo – Pesquisa Datafolha para Presidência da República na Bahia, divulgada nesta quinta-feira (25), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ampla liderança. O candidato da coligação Brasil da Esperança tem 61% das intenções de votos, no cenário estimulado, ante 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 8%.

No estado, Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) estão empatados, na quarta colocação, com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 5% dos eleitores, e outros 4% afirmam estar indecisos.

No cenário espontâneo, quando não é apresentado a lista com os candidatos, Lula tem 54% das intenções de voto e Bolsonaro 18%. Ciro ficou com 3% e Tebet, 1%. Demais respostas somaram 1%. Brancos e nulos são 4% e 18% não responderam.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) da Bahia chegou a proibir a divulgação da pesquisa nacional, após ação da coligação Pela Bahia, Pelo Brasil”, liderada pelo candidato do PT no estado, Jerônimo Rodrigues. Os advogados da coligação alegam que a pesquisa não foi registrada com o prefixo inicial “BR”, apesar de conter perguntas sobre a disputa presidencial. Além disso, apontaram outras “inconsistências” no levantamento. No entanto, o próprio tribunal revogou a decisão ontem (24).

Disputa estadual

Na disputa pelo governo da Bahia, ACM Neto (UB) lidera isolado, com 54% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Jerônimo aparece em segundo, com 16%. João Roma (PL) tem 8% da preferência dos eleitores. Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) marcaram 1%. Kleber Rosa (Psol) não pontuou. Brancos e nulos somam 10%. Outros 10% dizem estar indecisos.

Senado

Candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD), que tem o apoio de Lula, lidera com 32% das intenções de voto. Assim, na sequência, estão o deputado federal Cacá Leão (PP), com 10%, e a médica Raíssa Soares (PL), com 7%. Cícero Araújo (PCO) tem 6%, Tâmara Azevedo, 4%, e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN), também tem 4%. Além disso, brancos e nulos somam 21%, e os indecisos são 16%.

A rádio Metrópole contratou a pesquisa, que ouviu 1.008 eleitores presencialmente, em 63 municípios entre segunda (22) e terça (23). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. E foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-01548/2022.