Pesquisa Genial/Quaest

Na Bahia, Jerônimo encosta em ACM Neto se eleitor sabe do apoio de Lula

Segundo o levantamento, 50% do eleitorado baiano torce pela vitória de um candidato de Lula e 16% escolheriam um indicado por Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Jerônimo, entre Rui Costa e Lula, dispara quando eleitor sabe que é apoiado pelo ex-presidente

São Paulo – Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (15), o pré-candidato ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), ex-secretário de Educação estadual, diminui consideravelmente a diferença para ACM Neto (União Brasil), quando é informado aos eleitores que é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ACM Neto tem 43% das intenções de voto nessa situação e caiu quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, em maio. Jerônimo tinha 34% em maio e chega a 38% com apoio de Lula.

Segundo a Quaest, 50% do eleitorado baiano torce pela vitória de um candidato apoiado por Lula e 16% escolheriam um indicado por Bolsonaro, enquanto 30% são “nem-nem”, não querem ligação nem com o petista, nem com o presidente. Segundo a pesquisa, 23% dos eleitores ainda não sabem que Lula apoia Jerônimo, e 76% souberam no momento da entrevista.

“ACM continua muito favorito, mas o efeito Lula começa a impulsionar Jerônimo. Entre maio e julho a diferença entre eles caiu de 61 para 50 pts”, escreveu o diretor da Quaest, Felipe Nunes, no Twitter. “E para que não reste dúvidas, o cabo eleitoral é Lula. Rui Costa e Jaques Wagner têm força estadual menor do que a que tem Lula na Bahia”, acrescentou.

Sem Lula

Sem que o eleitor saiba do apoio a Lula, o ex-prefeito ACM Neto venceria a eleição em primeiro turno, com 61% das intenções de voto, segundo pesquisa. Nesse caso, Jerônimo aparece 50 pontos atrás, com 11%.

Atrás vêm João Roma (PL), com 6%, e Kleber Rosa (Psol), com 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou. Segundo o estudo, 9% dizem estar indecisos e 12% afirmam que votarão nulo ou branco ou não votarão.

Na comparação com o levantamento de maio, ACM Neto caiu 6 pontos, e Jerônimo Rodrigues subiu 5 pontos. João Roma oscilou um ponto para cima. A pesquisa ouviu presencialmente 1.140 eleitores, entre os dias 9 e 12 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-05185/2922. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais.

Senado: Otto lidera

Na corrida para o Senado, a pesquisa Genial/Quaest aponta que o senador Otto Alencar (PSD) – da chapa encabeçada por Lula na Bahia – está à frente. No principal do cenário, o parlamentar tem 32% das intenções de voto. Em seguida, aparece Cacá Leão (Progressistas), com 10%. Raíssa Soares (PL) e Marcelo Nilo (Republicanos) têm 6%, e são seguidos por e Tâmara Azevedo (Psol), com 4%.


Leia também


Últimas notícias