CPMI do Cachoeira é instalada e já tem integrantes escolhidos

São Paulo – Foi instalada hoje (25) no Congresso a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar as atividades ilegais do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e sua […]

São Paulo – Foi instalada hoje (25) no Congresso a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar as atividades ilegais do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e sua relação com políticos de diversos estados brasileiros. Assumiu a presidência do colegiado o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) e a relatoria o deputado Odair Cunha (PT-MG). Os trabalhos deverão se iniciar na próxima quarta-feira (2).

De acordo com o relator, o primeiro passo da CPMI será ter acesso aos inquéritos da Polícia Federal sobre as operações Vegas e Monte Carlo, que se encontram no Supremo Tribunal Federal. “Vamos começar pelos inquéritos da PF, que têm dados muito mais amplos do que as informações que saíram na imprensa”, disse.

A CPMI é formada por 32 membros titulares – 16 deputados e 16 senadores – e os respectivos suplentes. PT e o PMDB, por serem os partidos com maior representação, terão direito a ocupar cinco vagas cada. Em seguida, o PSDB, terceiro partido em representação, terá direito a quatro vagas, dois senadores e dois deputados.

 A Comissão terá 180 dias para concluir as investigações, que, segundo Odair Cunha, contará com o depoimento de Cachoeira no momento mais oportuno. Além do bicheiro e dos políticos já citados nos relatórios da Polícia Federal, há a possibilidade de representantes da revista Veja sejam incluídos na investigação. As escutas promovidas durante a apuração da Monte Carlo flagraram mais de 200 chamadas telefônicas entre o grupo de Cachoeira e o diretor da sucursal de Brasília da publicação, Policarpo Júnior, que se valia do material repassado para a montagem de reportagens.

Confira abaixo o nome dos 32 membros da CPMI e os suplentes:

Com informações das agências Câmara e Senado