CPMI do Cachoeira deve definir prazo da prorrogação nesta terça

Na última reunião, em outubro, os parlamentares não chegaram a acordo sobre o tempo de prorrogação dos trabalhos (Foto: José Cruz. Agência Brasil) Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito […]

Na última reunião, em outubro, os parlamentares não chegaram a acordo sobre o tempo de prorrogação dos trabalhos (Foto: José Cruz. Agência Brasil)

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira volta a se reunir, amanhã (30), depois de ficar suspensa por praticamente dois meses por causa das eleições municipais. Os líderes partidários já concordaram com a prorrogação, cujo prazo original termina no dia 4 de novembro, mas ainda não definiram por quanto tempo. “Essa questão é que está em discussão, porque tentou se chegar a um acordo entre os partidos – tem gente falando em 180 dias, outros em 60. Para nós, o prazo tem de ser o necessário para que as investigações não fiquem no meio do caminho”, afirma o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Para a CPMI ser prorrogada, é preciso que 1 em cada 3 parlamentares apoie a continuidade das investigações. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) busca apoio para estender os trabalhos por seis meses e diz já ter conseguido 7 assinaturas a mais do que as 27 necessárias de senadores.

Já na Câmara, ainda não foram obtidas as 171 assinaturas necessárias, por causa da reduzida presença na Casa durante o período eleitoral. Se for atingido o número de assinaturas necessárias, a prorrogação será automática, não necessitando de aprovação no plenário da CPMI. Quem assinou o documento pode retirar o apoio até a publicação no Diário Oficial do Congresso.

Investigação

Os dias a mais que a CPMI terá para trabalhar vão ser fundamentais na hora de decidir os próximos passos da comissão. Isso porque, se a prorrogação for curta, dificilmente os parlamentares vão poder marcar novos depoimentos, pedir quebras de sigilos e discutir e aprovar o relatório final. Por isso, a reunião em que a CPMI vai avaliar os mais de 500 requerimentos na fila de votação vai ocorrer na quarta-feira (31).

“Para ver quais empresas ainda requerem quebra de sigilo, e quais oitivas nós precisamos fazer, nós vamos votar a prorrogação da CPMI. Ela é praticamente certa, isso foi acordado”, afirma o vice-presidente do colegiado, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Mesmo com o consenso em torno da prorrogação da CPMI, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), diz que continua trabalhando para o relatório com as conclusões das investigações ser apresentado antes de novembro. O texto está praticamente pronto, com mais de 700 páginas, segundo ele. Vale ressaltar que a comissão continua recebendo informações. As mais recentes são relacionadas ao deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que admitiu ser amigo do contraventor Carlinhos Cachoeira, mas negou envolvimento com o esquema ilegal.

A reunião de amanhã (30) será realizada às 15 horas, na sala da Liderança do PMDB do Senado. Já a de quarta-feira (31) está agendada para 10h15, na sala 2 da ala Nilo Coelho do Senado.