Congresso retoma sessão que deve discutir alterações em meta fiscal

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados Congresso reabre sessão interrompida ontem que deve votar alteração nas metas de superávit primário Brasília – Começou por volta das 10h30, com as galerias […]

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Congresso reabre sessão interrompida ontem que deve votar alteração nas metas de superávit primário

Brasília – Começou por volta das 10h30, com as galerias vazias, a sessão do Congresso em que se pretende votar dois vetos presidenciais para liberar a votação em seguida do projeto de mudança na meta do superávit primário (PLN 36/14).

Os trabalhos foram reiniciados do ponto onde foram interrompidos ontem (2). Parlamentares negociam para reverter a determinação do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, de que o acesso às galerias seja proibido. Na entrada do Congresso, conhecida como Chapelaria, cerca de 30 pessoas protestam e aguardam essa liberação.

A sessão de ontem (2) foi encerrada depois intenso tumulto entre policiais legislativos, parlamentares de oposição e manifestantes que estavam nas galerias do Plenário. Essa será a terceira tentativa do governo de votar o projeto que desobriga o cumprimento da meta fiscal atual.

A suspensão da sessão foi motivada pela interferência das galerias – com gritos, palmas e palavras de ordem contra o governo. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, ordenou a retirada dos manifestantes e denunciou a “partidarização” do grupo de populares presentes à sessão. O clima de confronto durou cerca de 40 minutos e acabou impedindo o andamento da sessão.

Com Agência Câmara