poço sem fundo

Confusão em torno de candidatura de Doria aprofunda crise do PSDB

Depois de avisar o vice que desistiria de disputar a presidência, governador paulista diz que é “só especulação” e PSDB garante que “prévias serão respeitadas’

Governo de SP
Governo de SP
"Estou correndo muito aqui. Mas nem fui, nem voltei", disse Doria

São Paulo – A confusão em torno da candidatura ou não do governador João Doria à presidência da República ainda não chegou ao fim. Depois de avisar seu vice, Rodrigo Garcia, que desistiria de disputar o Palácio do Planalto e ficaria no cargo, para tentar a reeleição, Doria (PSDB-SP) disse à colunista Mônica Bergamo nesta quinta-feira (31) que a decisão de permanecer no Bandeirantes não está definida e pode nem mesmo ser concretizada.

“Estou correndo muito aqui. Mas nem fui, nem voltei. Só para você saber. Só especulação”, afirmou Doria à jornalista da Folha de S. Paulo por áudio.

Por sua vez, depois, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, divulgou nota há pouco para dizer que Doria é, sim, o candidato do partido à presidência da República. No documento, o dirigente diz que as prévias têm de prevalecer. Em novembro de 2021, Doria venceu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.

“As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a presidência da República. E não há, nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido”, disse o presidente nacional da sigla.

Leia também: Bolsonaro exonera nove ministros, que vão disputar as eleições

Araújo reforçou que o PSDB tem compromisso “com o processo democrático brasileiro” e por isso Doria será mantido como postulante à sucessão de Jair Bolsonaro. “O PSDB é consciente de seu protagonismo em contribuir com o fim da polarização hoje existente no país”, disse.