Congresso

Comissão de Orçamento pode votar relatório preliminar da LDO nesta terça

Votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias vem sendo adiada há cinco semanas na Comissão Mista de Orçamento. Governo pressiona por aprovação

Lúcio Bernardo Júnior/Agência Câmara

Para relator da proposta, Danilo Forte, votar LDO sem emendas é dar “autonomia desmedida” ao Executivo

A Comissão Mista de Orçamento se reúne nesta terça-feira (16), às 14h30, no Plenário 2, para votar o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que vem sendo adiado há cinco semanas. O presidente da comissão, senador Lobão Filho (PMDB-MA), disse que a proposta enfrentou obstrução de quase todas as bancadas na Câmara, embora, segundo ele, o PT e os senadores estivessem dispostos a votar a proposta.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), chegou a tentar incluir a LDO na pauta do Plenário diretamente, sem a votação da comissão. A reação do PMDB na Câmara, no entanto, foi imediata: o líder do partido, deputado Eduardo Cunha (RJ), declarou, na sessão da Casa da última quarta-feira (10), que faria obstrução e foi apoiado por vários partidos.

“Se queremos valorizar o trabalho dos parlamentares, priorizando a discussão e as audiências públicas, não podemos votar uma proposta como a LDO sem emendas nem discussão. Seria dar autonomia desmedida ao Executivo”, argumentou o relator da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Ele prevê que a votação só seja concluída em agosto.

Após a votação do relatório preliminar, há um prazo de até 10 dias para emendas ao relatório final, que já inclui regras sobre gastos e obras irregulares, e ainda poderá haver pedidos de vista e obstrução.

Com o prazo apertado, deputados e senadores concordam com o relator e acreditam que não será possível a Comissão de Orçamento votar o relatório final antes do recesso parlamentar, que começaria na próxima quinta-feira (18) e deve ser cancelado. A aprovação da LDO, em sessão do Congresso, é pré-requisito constitucional para o recesso de julho.

Leia também

Últimas notícias