14 nomes

Dilma completa formação de ministério, com só uma novidade

Única mudança é no Itamaraty. Titulares de Saúde, Trabalho, Casa Civil, Justiça, Secretaria de Comunicação e Direitos Humanos são os mesmos do atual mandato

Valter Campanato/Agência Brasil

Antes da SDH, Ideli esteve à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, de janeiro a junho de 2011

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (31) os últimos nomes para a composição de seu ministério no segundo mandato, que começa amanhã. A única novidade é a chegada de Mauro Vieira, atual embaixador nos Estados Unidos, para a pasta das Relações Exteriores, em lugar de Luiz Figueiredo – que, por sua vez, assume o posto em Washington.

Os demais ministros são: Aloizio Mercadante (Casa Civil), Arthur Chioro (Saúde), Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), José Eduardo Cardozo (Justiça), José Elito Carvalho Siqueira (Segurança Institucional), Luis Inácio Adams (Advocacia Geral da União), Manoel Dias (Trabalho e Emprego), Marcelo Neri (Assuntos Estratégicos), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Thomas Traumann (Secretaria de Comunicação – Secom).

Relações Exteriores

RBA
Mauro Vieira era embaixador nos EUA

O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, é titular da embaixada brasileira nos Estados Unidos desde 2010, quando teve o nome aprovado pelo Senado para ocupar o posto, considerado o mais importante da diplomacia brasileira. Antes disso, ele foi por quase seis anos embaixador do Brasil em Buenos Aires.

Vieira é formado em direito pela Universidade Federal Fluminense e já serviu em representações no Uruguai, México e na França, além de ter atuado como chefe de gabinete do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Mauro Vieira é próximo de Amorim, com quem já trabalhou nos governos de José Sarney e Itamar Franco. É também conhecido como uma pessoa discreta e com grande capacidade de antecipar crises, além de ter sido muito elogiado pelos senadores na época da votação de sua indicação para Washington.