Câmara Legislativa do DF cassa mandato da deputada Eurides Brito

Eurides Brito em chegando a uma das audiências que culminaram na cassação do mandato (Foto: Agência Brasil) Brasília – Por 16 votos a 3, a Câmara Legislativa do Distrito Federal […]

Eurides Brito em chegando a uma das audiências que culminaram na cassação do mandato (Foto: Agência Brasil)

Brasília – Por 16 votos a 3, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) cassou o mandato da deputada distrital Eurides Brito, do PMDB, por quebra de decoro parlamentar. Três deputados abstiveram-se de votar e um declarou-se impedido. A sessão plenária foi realizada na tarde da terça-feira (22).

A votação foi secreta, por decisão do presidente da Casa, Wilson Lima (PR). Ele alegou que esse é o procedimento adotado no Congresso Nacional para casos de possível cassação do parlamentar.

A sessão extraordinária que antecedeu a votação foi aberta. Nela, os deputados Reguffe (PDT), Raad Massouh (DEM) e Chico Leite (PT) anteciparam o voto pela cassação de Eurides Brito.

O advogado de defesa da parlamentar, Jackson Domênico, argumentou que os fatos que levaram ao processo de cassação ocorreram em 2006, um ano antes do início da atual legislatura e que não poderiam ser usados para a condenação à perda do mandato.

Eurides Brito estava afastada da Câmara Legislativa desde 14 maio deste ano, por determinação da Justiça, em virtude de seu suposto envolvimento em irregularidades apuradas pela Operação Caixa de Pandora. A deputada foi filmada pelo ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa guardando maços de dinheiro na bolsa. O dinheiro seria proveniente de pagamento de propina em troca de apoio ao governo do Distrito Federal.