Históricos

Apoios firmados: Lula encontra FHC. Fernanda Montenegro declara voto

Lula foi até o apartamento do líder tucano para um “reencontro democrático” entre os ex-presidentes

Rovena Rosa/ABR/Ricardo Stuckert
Rovena Rosa/ABR/Ricardo Stuckert
Fernanda Montenegro justificou o voto em Lula "em nome da democracia"

São Paulo – O candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (7), apoio formal do líder maior do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). O encontro foi registrado em foto e não houve declarações à imprensa. Na última quarta-feira (5), FHC já havia declarado apoio à chapa Lula/Alckmin para o segundo turno das eleições deste ano.

Nas redes sociais, Lula publicou a foto do encontro com a legenda “Um reencontro democrático com @FHC”. Quando justificou seu apoio, Fernando Henrique também citou a “história de luta pela democracia e inclusão social” do ex-líder metalúrgico.


O PSDB, que no primeiro turno apoiou formalmente a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB), declarou neutralidade no segundo turno. Mas pelo menos seis ex-presidentes da legenda, incluindo o próprio Fernando Henrique apoiam Lula. Além disso, economistas que participaram da implementação do Plano Real, no governo Itamar Franco, e que também participaram da equipe econômica de FHC – como Pedro Malan, Edmar Bacha e Pérsio Arida –, disseram que vão votar no ex-presidente na disputa contra Jair Bolsonaro (PL).

Dama do teatro

Também hoje, a atriz Fernanda Montenegro, que em março assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), voltou a declarar apoio a Lula, assim como fez no primeiro turno. Assim, em carta aberta publicada nas redes sociais, a artista afirma que sua escolha se dá “em nome da democracia”.

“Voto em Lula na esperança de um Brasil com educação e saúde e na defesa da natureza. Voto em Lula na esperança do real atendimento à ciência, à cultura, à cultura das artes. Em nome da democracia, para presidente, Lula”, diz a mensagem.



Leia também


Últimas notícias