mobilização

ABC paulista cria ‘onda de anti-impedimento’ de Dilma

Lideranças da região confirmam forte participação em ato de quarta-feira (16). Na sexta (18) começa vigília 'Frente ABC Contra o Golpe' com debates sobre conjuntura no Sindicato dos Metalúrgicos

Edu Guimarães/smabc

Em plenária do Sindicato dos Metalúrgicos ontem (10), foi criada a comissão de mobilização do ABC

São Paulo – Aproximadamente 200 líderes sindicais, políticos e de movimentos sociais do ABC paulista criaram ontem (10), em plenária, comissão de mobilização para definir as ações da região con­tra o golpe, em defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma Rousseff. Ficou definida a participação no ato que será realizado quarta-feira (16), na Avenida Paulista. Na sexta (18) começa a vigília “Frente ABC Contra o Golpe” na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com mesas de debate sobre conjuntura política. Da vigília, deverá sair uma carta aberta à sociedade em defesa da democracia.

“Agora é a hora de muita unidade para fechar o conjunto de ações, mobilizações de rua e atos de inteligência para defender os direitos dos trabalha­dores, a democracia e o compromisso com o Brasil”, afirmou o presidente do sindicato, Rafael Marques. “São desafios fundamentais para os trabalhadores. Vamos criar uma onda anti-impedimento da Dilma”, disse.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou as conquistas trabalhistas e a necessidade de uma ampla articulação. “É preciso debater com todos os setores da sociedade que desejam o bem do país e do nosso povo”, defendeu. “O queestá em jogo é muito mais que o impeach­ment. O que está em jogo é o processo de transfor­mação onde os mais pobres passaram a ser olhados como gente. As pessoas que desejam o impeachment querem voltar ao passado e dirigir apenas para a minoria”, disse Marinho.

Marinho disse que os derrotados nas urnas insistem em encontrar atalhos para chegar onde não tiveram o reconhecimento do povo. “Nós temos a responsabilidade de defender o processo democrático. É pelo voto do povo que estamos transformando o Brasil e temos que res­peitar o voto.”

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a necessidade de respostas rápidas para o país. “O Brasil não pode ficar nessa incerteza. Agora não é hora de ressaltar as divergências. É hora de somar e o ABC tem muito peso nas iniciativas que toma”, disse.

Neste mês, o documento “Compromisso pelo Desenvolvimento”, agenda positiva lançada em conjunto pelas centrais sindicais, entidades patronais e movimentos sociais no dia 3, deverá ser entregue à presidenta Dilma com propostas para a retomada do crescimento do Brasil.

Com informações da Tribuna Metalúrgica