Semana de avanços

Carta aos Brasileiros pela democracia já supera as 600 mil assinaturas

Programa “Revista Brasil TVT” traz balanço da semana em que Carta aos Brasileiros e excursão de entidades do país nos EUA fortaleceu a defesa da democracia. Assista

Reprodução
Reprodução

São Paulo – A Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito! atingiu neste domingo (31) 600 mil assinaturas, número obtido em cinco dias. O documento lançado na terça (26) pela Faculdade Direito da Universidade de São Paulo (USP) em resposta a ameaças à democracia pelo presidente da República. Desse modo, o documento terá ato público de leitura na faculdade, nas Arcadas do Largo São Francisco, no próximo 11 de agosto. A data celebra a criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil e o local é da primeira edição da Carta aos Brasileiros em 1977.

A carta está publicada no site da universidade, que convoca: “Faça parte desta história. Assine a Carta”. Até as 15h15 de hoje, eram 605.862 assinaturas.

“Esse documento é importante do ponto de vista não só do número de signatários, mas é, de outra forma, a reprodução daquelas atitudes, dos manifestos que foram escritos naquele período, que ajudaram muito. É importante na formação da convicção das pessoas”, diz o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, no jornal Folha de S.Paulo. Belluzzo ironiza a reação de Jair Bolsonaro, que chamou a carta de “cartinha”. E afirma que a batalha pela democracia é “uma jornada longa, que a gente imagina que vai se realizar rapidamente e não se realiza”.

O economista destaca o movimento crescente de adesões e observa, entre elas a importância da presença de empresários e banqueiros. Em entrevista à RBA, ele ressalta o fato de que, entre as pessoas assinam, muitas apoiaram Bolsonaro em 2018.“ E lembra que “o desastre foi de tal ordem que restou um pouco de bom senso, sensatez e espírito democrático nessas pessoas“, acrescenta.

Difícil reabilitação

Para Belluzzo, “a carta é um manifesto que torna muito difícil a reabilitação de Bolsonaro, já que reúne diferentes grupos da sociedade, empresários, artistas e personalidades”.  

Desse modo o documento representa um ato consistente de revisão por parte importante do capitalismo brasileiro, depois de ter atuado, com cumplicidade ou conivência, aos golpes contra democracia que levaram o bolsonarismo ao poder. “Tem empresário, pessoal do mercado financeiro, Febraban, Fiesp, artistas, intelectuais. É um empenho da sociedade civil brasileira, que não vai admitir que se tente uma investida contra as regras da democracia e contra o resultado das eleições.”

Balanço da semana. Assista

A semana termina com fortes movimentos de reação da sociedade em defesa da democracia e com o bolsonarismo acuado. O presidente que tentou desqualificar o impacto daCarta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito! Mas enfrenta, na realidade, o fracasso, até o momento das medidas eleitoreiras com as quais tenta reagir nas pesquisas de intenção de voto.

O programa Revista Brasil TVT deste fim de semana traz um time de analistas para fazer um balanço da semana, marcada por uma importante excursão de 18 entidades da sociedade civil nos Estados Unidos. O objetivo de denunciar as manobras golpistas de Bolsonaro e atrair apoio internacional à legitimidade das eleições no Brasil foi atingido com sucesso. O diretor-executivo do Washington Brazil Office (WBO), Paulo Abrão, faz um balanço da agenda brasileira com lideranças políticas na capital norte-americana.

O cientista político Marcos Coimbra comenta o impacto das pesquisas, enquanto a jornalista Cristina Serra explica os fatos que marcaram o cenário político nacional. Oscar Vilhena Vieira, professor de Direito Constitucional da Fundação Getulio Vargas, explica a importância da manifestação de 11 de agosto. E a advogada Tamires Sampaio fala da visita da vice-presidenta eleita da Colômbia Francia Márquez e da influência campanha de Lula na América Latina. O peso de São Paulo na eleição nacional é tema para o deputado estadual Enio Tatto.

O Revista Brasil TVT é apresentado todo sábado e domingo no canal 44.1 (Grande São Paulo) e está disponível no canal da emissora no YouTube.