Esquema de corrupção

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro faz chantagens para não revelar o que sabe sobre as rachadinhas

Segundo reportagem, antigo funcionário da família afirma ter gravações de áudio e vídeo que comprovariam a prática do esquema de corrupção que ronda o clã Bolsonaro há quatro anos

Wilson Dias / EBC
Wilson Dias / EBC
Marcelo Nogueira também diz ter reunidos conversas reveladoras sobre a real participação de alguns dos principais personagens envolvidos na trama

São Paulo – A prática do esquema de rachadinha que ronda a família do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou à tona nesta sexta-feira (6), após a revista Veja divulgar áudios e mensagens de um antigo funcionário do clã, Marcelo Nogueira dos Santos. Ex-assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, entre 2003 e 2007, e caseiro e até o ano passado da advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, Nogueira afirma ter provas do envolvimento da família no esquema de corrupção que podem ser embaraçosas para todos os seus membros. 

Segundo a publicação, ele estaria exigindo dinheiro de Ana Cristina para não revelar tudo o que viu, ouviu e participou aos longos dos mais de 10 anos em que trabalhou com a família. O ex-caseiro afirma possuir imagens que mostram a advogada contabilizando o dinheiro arrecadado com o recolhimento de parte dos salários dos funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro. Em entrevista à colunista do portal UOL Juliana Dal Piva, em setembro do ano passado, Marcelo Nogueira já havia acusado a ex-mulher de Bolsonaro de comandar o esquema de rachadinha no gabinete do filho 01 e replicá-lo no mandato do vereador Carlos Bolsonaro. 

Segundo ele, os funcionários repassavam à advogada entre 80% e 90% dos seus vencimentos. E, conforme mostra a publicação, ela ainda era casada na época com Jair Bolsonaro. O que também indica um favorecimento, ainda que indireto. 

Leia mais: Amigo da família do presidente confirma esquema de “rachadinha” do clã Bolsonaro

Troca de acusações

Nogueira também diz ter reunidos conversas reveladoras sobre a real participação de alguns dos principais personagens envolvidos na trama. A chantagem teria começado no ano passado, depois que Marcelo se desentendeu com Ana Cristina e deixou o emprego. Mas o clima foi piorando nas últimas semanas, segundo a revista Veja, quando as ameaças resvalaram no filho e no próprio presidente da República.

Em um dos diálogos obtidos pelo veículo, o ex-funcionário pede R$ 200 mil para não contar o que sabe às autoridades. Em outra, deixa claro que, se não for atendido, tornará todo o material público. E, em uma terceira mensagem, Nogueira afirma que se não for atendido, a desavença vai terminar em morte. 

À entrevista, a ex-mulher de Bolsonaro disse que as pessoas querem a prejudicar para atingir o mandatário. “O alvo é o presidente, como está acontecendo agora”. Ana Cristina, que pretende se candidatar a deputada pelo PL, disse também temer as ameaças de Nogueira. Procurado, o caseiro reafirmou que dispõe das provas sobre as rachadinhas mas que aguarda “momento estratégico” para mostrá-las. O objetivo, segundo ele, é inviabilizar a campanha da ex-patroa. O caseiro também negou as ameaças, apesar dos áudios. À reportagem, ele disse que os R$ 200 mil cobrados se referem a direitos trabalhistas que lhe são devidos. E que as extorsões e intimidações “nunca existiram”. Marcelo Nogueira também disse temer pela sua vida e que estava tentando ingressar em um programa de proteção a testemunhas.

Relação próxima

A revista Veja afirma que outro filho do presidente, Jair Renan, chegou a acionar o Gabinete de Segurança Institucional após ver o que parecia ser o vulto de um homem nos fundos da casa. Renan pensou que poderia ser Marcelo Nogueira ou alguém relacionado a ele. Em uma mensagem de aniversário, publicada em suas redes sociais, o filho de Bolsonaro já chegou, contudo, a homenagear o ex-funcionário, descrevendo-o como “um grande amigo”.

“Você me ensinou muito, especialmente a como me tornar uma boa pessoa. Sua empatia e seu carinho são contagiantes, e eu serei eternamente grato a Deus por tê-lo colocado em nosso caminho”. A foto foi posteriormente deletada após Marcelo Nogueira acusar a Ana Cristina de comandar o esquema de rachadinha. 

Publicação de Jair Renan Bolsonaro em foto com o ex-funcionário da família Marcelo Nogueira (Reprodução/Instagram Jair Renan)

O caso das rachadinhas ainda segue sob investigação e ronda família Bolsonaro há quatro anos. Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) começou a julgar um recurso sigiloso do Ministério Público que pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal de 37 pessoas. Entre elas, Flávio Bolsonaro, Ana Cristina, Fabrício Queiroz e Marcelo Nogueira.


Leia também


Últimas notícias