POVO NAS RUAS

#2OutForaBolsonaro: cidades do Nordeste fazem atos pela manhã

Manifestações em diversas capitais e municípios do interior nordestino começaram na parte da manhã deste sábado. Em duas cidades, o educador Paulo Freire foi homenageado por manifestantes

REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Milhares de pessoas pessoas marcharam pelas ruas de Salvador, na manhã deste sábado, para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro

São Paulo – Capitais e cidades do interior do Nordeste já começaram as manifestações no #2OutForaBolsonaro, neste sábado (2). Teresina, João Pessoa, Recife e Maceió já têm concentrações pelo impeachment do presidente nesta manhã. Ao todo, são esperados 214 manifestações por todo o Brasil.

Na capital de Pernambuco, a concentração é na Praça do Derby. A reunião inicial já conta com milhares de manifestantes e o maracatu é a trilha sonora, antes de do início da passeata. “A mobilização dos estudantes já começou!! Em Recife já estamos nas ruas dando o recado sobre o Brasil que queremos! Tá lindo”, tuitou a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz.

Para a manifestação organizada pela Campanha Fora Bolsonaro, hoje, é esperada uma união entre representantes de partidos e movimentos de esquerda, centro-esquerda e liberais. Para o ato da Avenida Paulista, em São Paulo, diversas lideranças destes campos vão marcar presença.

Capitais nordestinas

Milhares de pessoas pessoas marcharam pelas ruas de Salvador, na manhã deste sábado, para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes se reuniram na Praça do Campo Grande, e seguiram sentido à Praça Castro Alves.

Com cartazes, os manifestantes também protestam em defesa dos empregos, da saúde pública, da educação, pedem melhorias no serviço público e mais vacinas. Um manifestante foi com uma fantasia curiosa: vestido como Bolsonaro, ele estava cercado por grades – como se estivesse numa prisão – e portava uma faixa escrito ”

A manifestação em Fortaleza também contou com boa presença de público. O protesto iniciou por volta das 9h, na Praça da Bandeira, no centro da capital cearense. Pedindo o impeachment de presidente Jair Bolsonaro, os manifestantes ocuparam uma das faixas da Rua General Sampaio, com faixas e bandeiras, e, por volta das 10h, começaram a caminhar pelas ruas.

Já na capital maranhense, manifestantes se reuniram na Praça Deodoro, na área central de São Luís, pelo #2OutForaBolsonaro, unindo-se às outras cidades do Nordeste. Além do impeachment de Bolsonaro, eles pediram vacinas contra a Covid-19 para a população e o fim do desmatamento nas florestas do Brasil.

A concentração teve início às 8h50, com discurso da frente evangélica contra o Bolsonaro e terminou por volta das 12h na Praça Maria Aragão, no Centro da capital, onde os manifestantes plantaram uma muda de palmeira como forma de simbolizar o ato deste sábado.

Gustavo Marinho

Paulo Freire

Duas outras concentrações, que começaram na manhã de hoje, fizeram homenagens ao educador Paulo Freire. No Lyceu Paraibano, em João Pessoa, manifestantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) gritaram o nome de Freire, no caminhão de som.

Já em Maceió, a concentração do bloco #2OutForaBolsonaro teve um bloco em homenagem ao centenário do educador. A coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Eliane Silva celebrou os atos de hoje. “É dia do Brasil se mobilizar contra Bolsonaro. Estamos unificados nessa luta para resistir contra esse governo genocida”, disse.

Em Teresina, o ato já está na rua e deve percorrer as ruas do centro da capital. A concentração começou às 9h, na Praça Rio Branco.