Nas ruas

Confira como vai ser o #ForaBolsonaro em São Paulo

Saiba quem são as lideranças que estarão presentes na manifestação da Avenida Paulista, marcada para as 13h. TVT e Rádio Brasil Atual farão cobertura ao vivo

Joana Berwanger/Sul21
Joana Berwanger/Sul21
Avaliação das entidades é que os protestos são fundamentais para aumentar a pressão popular pelo impeachment de Bolsonaro

Confira a cobertura do #ForaBolsonaro na Avenida Paulista pela TVT e Rádio Brasil Atual

São Paulo – A manifestação organizada pela Campanha Fora Bolsonaro  em São Paulo, com início marcado para as 13h, vai contar com dez carros de som na avenida Paulista, além da presença de lideranças de movimentos sociais e indígenas, entidades sindicais, partidos políticos, artistas e esportistas.

Diversos movimentos e entidades estão envolvidos no ato como Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, UNE, ABI, Coalizão Negra por Direitos, Acredito e Direitos Já, assim como as centrais sindicais, artistas (que sairão em marcha da Praça Roosevelt até a Paulista), representantes dos povos indígenas e políticos de 21 partidos. Todos irão se pronunciar em uma série de blocos montados pela organização ao longo da Avenida Paulista.

Tanto representantes do campo da esquerda como da direita liberal estarão presentes no ato. “É importante, nesse momento, a somatória desses dois campos, porque precisamos de 342 votos na Câmara dos Deputados para aprovar o impeachment. Portanto, a unidade é fundamental”, disse o coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP) e da Frente Brasil Popular, Raimundo Bonfim , em entrevista a Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, nesta sexta-feira (1º). Para ele, o desafio é atrair para as mobilizações os cerca de 70% dos brasileiros que desaprovam o atual governo.

O palanque principal ficará no cruzamento da rua Professor Otávio Mendes com a avenida. Dois carros de apoio vão estar próximos: um na esquina da rua Itapeva, em frente ao número 1.450 da Paulista, e outro, espaço destinado a cinegrafistas e fotógrafos, em frente à Caixa Econômica Federal (número 1.636).

Ato ecumênico e lideranças na Avenida Paulista

Um ato ecumênico abre o ato. Em seguida, haverá falas da presidenta do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal, Neca Setúbal (por vídeo), Wagner Pires (Agir36), Edmilson Costa (PCB) e de representantes da Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular e PCO. No bloco seguinte estarão Eduardo Moreira (Somos 70%), Leonardo Péricles (UP), Simone Nascimento (Movimento Negro Unificado e Coalizão Negra por Direitos), Tabata Amaral (deputada federal do PSB-SP e Acredito) e representantes de Direitos Já e novamente da Frente Povo Sem Medo.

O terceiro bloco terá José Carlos Dias (Comissão Arns), Vera Lúcia (PSTU), Penna (PV), Fabio Trad (deputado federal do PSD-MS em vídeo), Luciana Santos (PC do B e vice-governadora de Pernambuco), Talíria Petrone (deputada federal PSOL-RJ) e João Paulo Rodrigues (MST e Frente Brasil Popular).

O jornalista Juca Kfouri (ABI e Esporte pela Democracia) abre o bloco seguinte, que contará com Gleisi Hoffmann (deputada federal PT-PR e presidenta nacional da legenda), José Nelto (deputado federal do Podemos-GO), Paulo Pereira (deputado federal do Solidariedade-SP), Junior Bozella (deputado federal do PSL-SP) e representantes do movimento estudantil.

As centrais sindicais se pronunciam após esse bloco, com as falas de José Gozze (Pública Central do Servidor), Emanuel Melato (Intersindical), Edson Carneiro Índio (Intersindical), Atnágoras Lopes (CSP-Conlutas), José Reginaldo Inácio (NCST), Adilson Araújo (CTB), Antonio Neto (CSB), Ricardo Patah (UGT), Miguel Torres (Força Sindical) e Sérgio Nobre (CUT). Depois haverá uma intervenção por parte da comunidade indígena.

Leia também:

‘Impixômetro’: quase metade da Câmara não se posicionou sobre impeachment de Bolsonaro

Esquerda democrática e direita liberal se unem pelo Fora Bolsonaro neste sábado

Em seguida, as falas são retomadas com Guilherme Boulos (PSOL e MTST), Claudia Regina (Associação da Parada do Orgulho LGBT-SP), Alessandro Molon (deputado federal do PSB-RJ e líder da oposição na Câmara dos Deputados), Heloísa Helena (Rede), Carlos Siqueira (PSB), Marcelo Ramos (deputado federal do PL-AM e vice-presidente da Câmara dos Deputados, em vídeo), Randolfe Rodrigues (senador da Rede-AP e líder da oposição no Senado) e Fernando Haddad (PT).

Artistas farão uma homenagem às famílias das vítimas da covid-19, antes do último bloco, que reunirá Manuela D´Ávila (PC do B), Marcelo Freixo (deputado federal do PSB-RJ e líder da minoria na Câmara dos Deputados), Luiz Henrique Mandetta (DEM e ex-ministro da Saúde, em vídeo), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (senadora do MDB-MS, em vídeo), Alessandro Vieria (senador do Cidadania-SE), Juliano Medeiros (PSOL), Douglas Belchior (Coalizão Negra por Direitos), Raimundo Bonfim (Frente Brasil Popular e Central de Movimentos Populares), Fernando Guimarães (Direitos Já) e um representante da Frente Povo Sem Medo. O encerramento do ato #ForaBolsonaro será com a execução do hino nacional.

A organização da Campanha #ForaBolsonaro lembra ainda que todas as pessoas e famílias que forem à Avenida Paulista devem seguir as medidas de protocolo sanitário, com uso de máscara e de álcool em gel, além do distanciamento social.


Leia também


Últimas notícias