Ditadura

Vereador Renato Freitas é preso por protestar contra Bolsonaro

Parlamentar foi algemado e arrastado por guardas municipais de Curitiba e levado à prisão pela segunda em vez em menos de dois meses

Reprodução
Reprodução
Em nova ação truculenta contra parlamentar negro do PT, polícia de Curitiba prende Renato Freitas por protestar contra Bolsonaro

São Paulo – O vereador do PT de Curitiba Renato Freitas foi preso pela Guarda Civil Municipal da capital paranaense na noite desta sexta-feira (23). Ele foi detido na praça Rui Barbosa e levado para a Central de Flagrantes, no bairro Portão. Ele foi liberado por volta das 20h30.

Renato estava em uma barraca montada pelo PT para convocar a população para o ato contra Jair Bolsonaro (#24J) amanhã, quando foi abordado por guardas municipais.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram truculência da força policial na censura ao parlamentar. Renato Freitas foi jogado ao chão, algemado e arrastado até o porta-malas de uma viatura. O vídeo também mostra os policiais debochando e rindo de Renato durante a ação.

Segundo reportagem da Revista Fórum, um bolsonarista que passava pelo local teria tentado tirar o megafone do vereador, o que provocou um princípio de confusão. Somente Freitas, no entanto, foi preso.

Ao ser liberado, o petista deu detalhes de como foi detido. Ele disse que gritava “fora, Bolsonaro” em um megafone quando um homem tentou agredi-lo. O vereador teria tentado afastá-lo com o próprio megafone. O bolsonarista, por sua vez, teria acionado os guardas municipais dizendo que foi agredido.

“Ele chamou a Guarda. Expliquei a situação, falei para pegarem as imagens da câmara. O fato é que eu fiquei como o agressor de uma situação que ele que incitou”, disse Freitas. O parlamentar contou ainda que os guardas não quiseram ouvir sua versão e já o imobilizaram e o agrediram. Renato confirmou que os agentes zombaram de sua prisão.

Reação

Em seu perfil no Twitter, o PT mostrou o ato autoritário, típico de ditaduras. “Um absurdo! A perseguição com lideranças de esquerda precisa parar. Não podemos mais aceitar esses casos de violência, justiça para Renato Freitas já!” A presidenta do partido, Gleisi Hoffmann postou o vídeo e também se manifestou.

Em nota, o partido informou que vai tomar providências contra a arbitrariedade Guarda Municipal de Curitiba.

Confira a íntegra da nota.

“O PT Curitiba e o PT Paraná repudiam veementemente mais uma ação irregular e preconceituosa das forças de segurança pública contra o vereador do PT em Curitiba, Renato Freitas, que está nesse momento detido no 8º Distrito Policial de Curitiba, no bairro Portão.

Até quando vamos sofrer tamanha humilhação e violência?

A prisão ocorreu enquanto Renato participava da atividade de convocação, na Praça Rui Barbosa, para o ato Fora Bolsonaro que acontece amanhã, 24 de julho. Ele foi detido pela Guarda Municipal de Curitiba por discursar contra Bolsonaro no megafone e pedir fim ao seu desgoverno.

Até quando esse regime de exceção vai existir? Basta!

O Partido dos Trabalhadores já está tomando todas as medidas para que mais essa injustiça contra o Renato seja desfeita o mais rápido possível.

Arilson Chiorato
Presidentes do PT Paraná

Angelo Vanhoni
Presidente do PT Curitiba”

Renato Freitas, que é advogado e doutor em Direito, enfrentou sua segunda prisão arbitrária em menos de dois meses. No início de junho, num ato racista, ele foi preso pela PM do Paraná por “perturbação ao sossego”, quando ouvia música e jogava basquete com um amigo.


Leia também


Últimas notícias