histórias de terror

Plataforma Bolsoflix reúne mentiras e absurdos do presidente

Bolsoflix compila falas de Bolsonaro que atentam contra a vida dos brasileiros. Além do descaso com a covid-19, estão ali temas como corrupção e fake news

reprodução/bolsoflix
reprodução/bolsoflix
"Como toda família é muita gente, o governo Bolsonaro criou o 'BolsoFamília'. O maior programa de transferência de dinheiro público para o bolso de apenas uma única família. A família Bolsonaro"

São Paulo – O governo do presidente Jair Bolsonaro está envolto em uma série de escândalos que envolve de relações promíscuas a suspeitas de corrupção. Entretanto, o descaso com a pandemia de covid-19 salta aos olhos, com o Brasil tornando-se pária mundial pela má condução da crise e os mais de 430 mil mortos. Mentiras, contradições e discursos absurdos do presidente são constantes e estão documentados. E agora, disponíveis em uma “enciclopédia” digital, chamada de Bolsoflix, lançada no último dia 13.

A organização é de um coletivo dito independente e apartidário, mas cansado de narrativas de apoiadores do presidente que tentam livrar o político de suas responsabilidades. Além das frequentes declarações desrespeitosas, mentirosas e debochadas sobre a pandemia, estão presentes ali, também, absurdos ditos desde sua ascensão na política.

A estratégia da Bolsoflix é ser uma plataforma para baixar os mais diversos materiais em vídeo para rebater defensores de Bolsonaro, principalmente no meio mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp. Segundo os organizadores, há uma curadoria e seleção dos vídeos que mais circularam nas redes e que têm maior probabilidade de convencer potenciais apoiadores a não votar em Bolsonaro.

Em entrevista a CartaCapital, os integrantes do Bolsoflix afirmam que eles miram um público-alvo diferente: a intenção é falar com quem apoia o governo do presidente e pensa em reelegê-lo em 2022. “Muitos vídeos que opositores acham que são bons na verdade não afastam pessoas do Bolsonaro, e em alguns casos até aproximam. Precisamos dar mais atenção àquilo que é mais efetivo”, disseram.

O horror

Sua tradicional retórica mentirosa está dividida na plataforma em oito categorias: Destaques; Pandemia; Corrupção; Violência; Mentiras; Economia; Miscelânea; e Arrependimentos. Todos os conteúdos estão disponíveis para download. “Todos que fazem de nossa vida um grande recreio. Eles não vão estar aqui. Esta será a casa do pior vilão do mundo. Eu disse, o pior”, afirma o trailer da plataforma, seguido pelas frases do presidente sobre a covid-19: “Não sou coveiro (…) chega de mimimi”.

Também é possível optar por receber o material via WhattsApp, para “divulgar no grupo da família”, como indicam os organizadores. Grupos estes, que tradicionalmente recebem enxurradas de materiais de bolsonaristas com as mais variadas fake news, muitas delas oriundas do “gabinete do ódio”, patrocinado por figuras políticas ligadas ao presidente; algo que foi explícito pela CPI das Fake News.

De acordo com o grupo, o Bolsoflix é uma forma de usar táticas utilizadas pelos militantes de direita para fazer um “contragolpe” às informações disseminadas pelos apoiadores do presidente, mas sem aderir às fake news. “No sentido de que precisamos combater essas redes de desinformação onde elas são mais potentes, especialmente no WhatsApp. Para isso, criar nossas próprias redes de distribuição e construir uma cultura de compartilhamento ampla para que bons conteúdos cheguem no maior número de pessoas é fundamental.”

Entre os destaques da plataforma, um compilado de ataques de Bolsonaro contra vacinas. “Bolsonaro não quer te vacinar. Um ditador antivacinas toma o poder em meio à pior pandemia da história. Terror”, afirma a descrição do conteúdo. Em “Economia”, as ações da família Bolsonaro. “Essa família muito unida vai roubar todo o seu dinheiro pra aprontar altas confusões com laranjas e milícias. Uma comédia para ver ‘chorrindo’.”

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias