PRONUNCIAMENTO

Lula fala em entrevista coletiva sobre Lava Jato. Acompanhe

Ex-presidente fala sobre decisão de Fachin que anulou todos os processos da Lava Jato relativos a ele e avalia julgamento da suspeição de Moro no STF

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Com a decisão de Fachin, Lula está elegível para a eleição presidencial de 2022, segundo a Lei da Ficha Limpa

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede entrevista coletiva, nesta quarta-feira (10), às 11h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O pronunciamento poderá ser acompanhado aqui, na RBA, e também pelos canais da TVT e da Rádio Brasil Atual de seu canal oficial no YouTube.

Acompanhe a entrevista

Lula adiou a entrevista, que seria ontem, por conta do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente também se pronuncia oficialmente sobre a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo STF, que anulou todos os processos contra o ex-presidente, nesta segunda-feira (8). O magistrado concedeu habeas corpus em que declara a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, do ex-juiz Sergio Moro, para julgar os processos do tríplex de Guarujá, do sítio de Atibaia, do Instituto Lula e de doações ao instituto.

Com a decisão de Fachin, Lula está elegível e pode disputar a eleição presidencial de 2022. A defesa do ex-presidente se manifestou sobre a decisão, ainda ontem, e afirmou ter recebido com “serenidade”. “A incompetência da Justiça Federal de Curitiba para julgar as indevidas acusações formuladas contra o ex-presidente Lula foi por nós sustentada desde a primeira manifestação escrita que apresentamos nos processos, ainda em 2016.” Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins são os advogados responsáveis pela defesa de Lula.

Lula nas redes

Em menos de quatro horas após a decisão de Fachin, mais de 900 mil conexões foram feitas com Lula nas redes sociais. De acordo com levantamento do analista de dados Pedro Barciela, a mobilização espontânea nas redes por Lula, ontem, foi “algo histórico”.

O monitoramento de interações mostra que a mobilização foi além do campo da esquerda partidária do Brasil, que superava a repercussão bolsonarista. Boa parte do apoio ao ex-presidente veio de políticos e partidos de esquerda da Argentina, Espanha e outros movimentos progressistas que comemoram a decisão.

“Os outros agrupamentos representam um universo incrivelmente plural de atores que comemoram a decisão. Não são “petistas” ou “esquerdistas”, são quase 70% da rede que talvez dois anos atrás não se engajariam com o tema. A Vaza Jato e suas consequências”, disse o analista de dados, ao mencionar as mensagens divulgadas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato.