Capital do Tocantins

Cinthia Ribeiro (PSDB) vence a eleição em Palmas e fica na prefeitura

Atual prefeita recebeu mais de 36% dos votos neste domingo. Como a cidade tem menos de 200 mil eleitores, não haverá segundo turno

Reprodução
Reprodução
Cinthia Ribeiro reeleita prefeita de Palmas no primeiro turno

São Paulo – Cinthia Ribeiro (PSDB) permanecerá à frente da prefeitura de Palmas. Com 98,73% das urnas apuradas, a atual prefeita recebeu 36,22% dos votos e ficou em primeiro lugar na eleição em Palmas, neste domingo (15). Seu vice é o ex-vereador de Miracema André Gomes (Avante). Como a capital do Tocantins tem 180.524 eleitores, ou seja, menos de 200 mil, não haverá segundo turno.

Fonoaudióloga e empresária, Cinthia foi candidata a governadora em 2014 e eleita vice-prefeita em 2016. Assumiu a prefeitura de Palmas em abril de 2018, após a renúncia do então prefeito, Carlos Amastha, que tentou o cargo de governador do estado do Tocantins. No início de outubro a candidata também teve de lidar com a renúncia de seu primeiro candidato a vice-prefeito, o empresário Lucas Meira (DEM).

Outros candidatos

O professor, ex-vereador e deputado estadual Júnior Geo (Pros) e sua vice, a empresária Rose Damaso (PSC), tiveram 14,59% dos votos. O deputado federal, pastor e agropecuarista Eli Borges (SD) e seu vice, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Ribamar (PTB), ficaram com 12,90%.

O advogado e ex-vereador Tiago Amastha Andrino (PSB) e sua vice, a pedagoga Nilmar Ruiz (PL), ficaram com 12,33% dos votos. Tiago Andrino adotou o sobrenome Amastha do antigo prefeito de Palmas, de quem foi o “principal secretário” em diversas pastas. A deputada estadual Vanda Monteiro, e seu vice, o vereador de Palmas Gerson Alves, ambos do PSL, ficaram com 8,67%.

Participaram ainda, Gil Barison (Republicanos), com 6,02% dos votos; Marcelo Lelis (PV), com 3,35%; João Helder Vilela (PT), com 2,68% e Alan Barbiero (Pode), 1,59%. O professor João Aparecido Bazzoli (Psol) teve 0,84%; Max Dornellys (PTC), 0,49% e Dr. Joaquim Rocha (PMB), 0,32%. Votos brancos somaram 2,56% e os nulos, 5,33%. As abstenções chegaram a 23,31% na eleição em Palmas.

A mais nova

Palmas é maior cidade do estado do Tocantins. Com pouco mais de 305 mil habitantes (IBGE), a capital do estado foi fundada em 20 de maio de 1989. É a menos populosa do país.

Construída por trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país, Palmas passou a ser a capital definitiva do estado em janeiro de 1990. É a última cidade do século 20 completamente planejada e é classificada como a de melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios da região Norte do Brasil. O setor de serviços é o principal da economia.


Leia também


Últimas notícias