extremismo

Extremista que atentou contra Porta dos Fundos é expulso do PSL

Depois da expulsão da Frente Integralista Brasileira (FIB), Eduardo Fauzi Richard Cerquise acabou fora do ex-partido do presidente Bolsonaro

reprodução
reprodução
Ligado à ideologia bolsonarista radical cristã, Fauzi também defende as bandeiras do movimento integralista, uma ideologia com inspirações fascistas

São Paulo – Radical ultraconservador de extrema-direita e um dos responsáveis pelo atentado contra a produtora do Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi Richard Cerquise foi expulso hoje (6) do PSL. O partido, que cresceu com a onda extremista que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a ter o criminoso como presidente da legenda no Rio de Janeiro. Cerquise era filiado ao partido desde 2011.

Ligado à ideologia bolsonarista e radical cristã, ele também defende as bandeiras do movimento integralista, ideologia com inspirações fascistas que não chegou a ter relevância. A Frente Integralista Brasileira (FIB), da qual participava, o expulsou na última semana. Após o atentado, o extremista fugiu no domingo (26), em um voo para a Rússia.

Na quarta-feira (1º), Fauzi publicou um vídeo clamando pela “pátria, ‘Deus’ e família brasileira”, ao chamar a produtora de “criminosa”. O conteúdo foi removido do YouTube por ferir o código da empresa ao disseminar discurso de ódio.

A polêmica começou com o especial de Natal do Porta dos Fundos no canal Netflix. Todos os anos, o grupo de comediantes produz um vídeo satirizando a data cristã. Em outros anos, a piada chegou a ser muito mais agressiva. Entretanto, a edição de 2019 foi alvo de maior ódio. Mesmo retratando Jesus como alguém pacífico e essencialmente bom (diferente de outros anos), desta vez, o vídeo indica uma possível atração homoafetiva, o que enfureceu radicais ultraconservadores.

Com informações do Congresso em Foco

Leia também

Últimas notícias