#LulaLivreJá

Cresce número de cidades que terão atos em apoio a Lula

Manifestações vão reafirmar que ex-presidente é 'refém' do Judiciário. Na falta de provas, delator Leo Pinheiro foi transformado em duas pessoas para corroborar delação, em mais um caso de perseguição

Ricardo Stuckert

Parlamentares destacam que nova condenação surge no momento em que Lula pode ser eleito Nobel da Paz

São Paulo – O PT convoca lideranças políticas e militantes para manifestação em defesa da democracia e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta à mais uma condenação, motivada pela perseguição política promovida pela Operação Lava Jato. As mobilizações ocorrerão em São Paulo, na sede nacional do partido, e também na Vigília Lula Livre, em Curitiba, ambas nesta quinta-feira (7) a partir das 17h.

Também estão previstas manifestações em Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Cuiabá. Há mais 10 cidades com atos previstos na sexta-feira e no sábado, entre as quais Recife (confira abaixo a programação). 

“Mais uma vez, Lula é condenado sem provas. O presidente que mais fez pelo povo brasileiro hoje é preso político, refém de um Judiciário que rasga a lei diariamente para manter em cativeiro aquele que teria sido eleito novamente pelo povo. Vamos à luta, vamos às ruas! Por #LulaLivreJá!”, diz a convocatória para os atos, nas redes sociais. 

Nesta quarta-feira (6), a juíza Gabriela Hardt, substituta do ex-juiz Sérgio Moro no comando da operação, condenou o ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão, no processo que envolve o chamado sítio de Atibaia, no interior paulista. A defesa de Lula recorrerá da decisão. 

O advogado Cristiano Zanin Martins, que integra a defesa do ex-presidente, alega que a juíza não apresenta qualquer ato cometido por Lula para justificar a condenação, baseada apenas nas palavras do delator Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, desconsiderando provas, laudos, depoimentos e documentos que atestam a sua inocência. 

“Chega-se ao ponto de a sentença rebater genericamente a argumentação da defesa de Lula fazendo referência a “depoimentos prestados por colaboradores e co-réus Leo Pinheiro e José Adelmário”, como se fossem pessoas diferentes, o que evidencia o distanciamento dos fundamentos apresentados na sentença da realidade”, afirma o advogado. José Aldemário Pinheiro Filho é o nome verdadeiro do ex-executivo e delator Leo Pinheiro. 

Parlamentares do PT também criticaram a decisão. “Uma vez mais, o presidente Lula é vítima dessas condenações seletivas perpetradas pela Operação ‘Farsa a Jato’. O lawfare no Brasil segue a plenos pulmões. É escandaloso que, às vésperas de o STF se debruçar novamente sobre a aberrante abolição do princípio da presunção de inocência, o juízo de 1ª grau se precipite para condenar, pela segunda vez, um homem que já é vítima de prisão política. A sanha persecutória a Lula parece não ter fim”, afirmou o senador Humberto Costa (PE), líder da bancada na Casa. 

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e o senador Paulo Rocha (PA) destacaram que essa nova condenação vem justamente no momento em que cresce a possibilidade do ex-presidente ser indicado ao prêmio Nobel da Paz.

Em São Paulo, a manifestação em apoio a Lula ocorrerá no diretório nacional do PT, que fica na Rua Silveira Martins, 132, Sé, região central da capital. Já a Vigília Lula Livre está localizada na Rua Sandália Monzon, 164, no bairro de Santa Cândida, nos arredores da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso politico há mais de 300 dias.

Nesta quinta (7)

Porto Alegre
Local: Esquina Democrática
Horário: 12h

São Paulo
Local: Diretório Nacional do PT – R. Silveira Martins, 132, Sé – próximo ao metrô Sé.
Horário: 17h

Curitiba
Local: Vigília Lula Livre
Horário: 17h

Florianópolis
Local: Em frente à Catedral – Centro de Florianópolis
Horário: 16h

Cuiabá
Local: PT-MT – Rua Estevão Alves Corrêa, 197, Santa Helena
Horário: 18h30

Belo Horizonte
Local: Praça Sete de Setembro
Horário: 17h

Palmas
Local: Sede do Diretório Estadual – 106 Norte – Alameda 17, Lote 35
Horário: 18h

Sexta-feira (8)

Recife
Local: Armazém do Campo – Av. Martins de Barros, 387
Horário: 14h

Vitória
Local: Praça Vermelha – Centro
Horário: 14h

Campo Grande
Local: Sede do PT – Rua das Graças, 2320 B – Santa Fé
Horário: 18h

Campina Grande (PB)
Local: STIUP – Rua Taváres Cavalcante, 199 – centro
Horário: 17h

Aracaju
Local: Sede do PT Sergipe – Av. Barão de Maruim, 704
Horário: 18h

Sábado (9)

Maceió
Local: Clube Fenix
Horário: 20h

Macapá
Local: Sede Campestre do Sindsep
Horário: 19h

Ribeirão Preto (SP)
Local: Av. Santa Luzia, 120 – Sumaré
Horário: 18h

São José dos Campos (SP)
Local: Espaço Kita Oka (Av. Paulista, 3 – Jardim Esplanada)
Horário: 12h

Uberlândia (MG)
Local: Sede do PT – Rua Cruzeiro dos Peixotos, 817
Horário: 12h

 

Leia também

Últimas notícias