Câmara

PT protesta contra invasão em gabinetes de deputados

Segundo partido, nove salas foram invadidas sem aviso ou autorização

PT/Câmara

No total, nove gabinetes de deputados petistas sofreram invasão nos últimos dias. Partido cobra explicações

São Paulo – O líder da bancada no PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), cobrou explicações da presidência da Casa sobre a invasão ocorrida em nove gabinetes de parlamentares do partido. Segundo ele, isso aconteceu durantes os preparativos e a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O acesso aos gabinetes ocorreu sem autorização, e os funcionários informaram não ter recebido nenhum comunicado prévio.

Em documento encaminhado à presidência, Pimenta afirma querer saber “o nome da autoridade que expediu a ordem de acesso aos gabinetes parlamentares; motivos para a referida ordem; e a relação de todos os gabinetes em que a ordem foi executada”. Ele lembrou das “imunidades e prerrogativas” dos membros do Legislativo. 

O deputado Odair Cunha (MG) informou que, em seu gabinete, além do aparafusamento de janelas e persianas, mesas e gavetas foram revistadas. “Isso vulnerabiliza o Congresso Nacional em nome de uma ‘histeria coletiva de segurança'”, afirmou o parlamentar. Além dele, houve invasão nos gabinetes de Josias Gomes (BA), Leonardo Monteiro (MG), Luiz Couto (PB), Patrus Ananias (MG), Pepe Vargas (RS), Rejane Dias (PI) e Waldenor Pereira (BA).

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também encaminhou ofício à presidência relatando que pessoas estiveram em seu gabinete para destravar brises, um dispositivo que impede a incidência direta do sol. Ela lembrou que “não houve autorização para que qualquer pessoa estranha a meu mandato adentrasse no gabinete”. 

Com informações da bancada do PT na Câmara

 

Leia também

Últimas notícias