Propaganda irregular

Pastor é expulso da Igreja Renascer por não apoiar Bolsonaro, diz reportagem

Matéria da Vice traz áudios nos quais religioso é constrangido a dar apoio ao candidato do PSL

Pixabay

Propaganda eleitoral em igrejas é proibida pela legislação eleitoral

São Paulo – Reportagem da Vice publicada nessa sexta (5) mostra que um pastor da Igreja Renascer em Cristo foi expulso da instituição por se recusar a apoiar o candidato à Presidência da República pelo PSL Jair Bolsonaro. 

A matéria traz áudios nos quais o pastor Danilinho Bernassi discute com outro bispo da Renascer, que é identificado como Phillip Guimarães. No primeiro áudio aparece uma conversa na qual Bernassi é repreendido por compartilhar postagens em rede social sobre outros candidatos. “Sou a favor de Cristo, sou a favor dos negros, sou a favor dos gays, sou a favor desses caras que precisam de nós não são contra nós”, diz. “Eu tenho a minha opinião e você tem a sua, eu não vou votar em Bolsonaro, vai com Jesus de Nazaré no seu voto”, afirma Bernassi. Guimarães rebate afirmando dizendo que “isso eu não vou aceitar”.

Já no segundo áudio, a expulsão se torna oficial. “Você vai manter seu comportamento arredio e defensivo?”, questiona Guimarães, emendando em seguida: “Está decidido, você está desligado da Igreja Renascer”. 

A matéria lembra ainda que, segundo a Lei Eleitoral 9504/97, fazer propaganda eleitoral em igrejas é expressamente proibido. Em caso de descumprimento, as multas pela infração variam entre R$ 2.000 e R$ 8.000, e o Tribunal Superior Eleitoral classifica qualquer tipo de propaganda eleitoral em templos de igrejas como “abuso do poder econômico”.

Confira a matéria na íntegra e os áudios aqui.

Leia também

Últimas notícias