censura

TV Cultura boicota participação do PT no ‘Roda Viva’

Alexandre Padilha foi desconvidado em cima da hora, sob alegação de que sua 'condição de candidato' desequilibraria o debate. Sem representante da chapa petista, programa ficou efetivamente desequilibrado

Reprodução

Padilha destacou que a TV Cultura é um órgão público de comunicação, controlado pelo governo estadual paulista

São Paulo – O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que representaria a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu vice, Fernando Haddad, foi impedido – em cima da hora – de participar da edição desta segunda-feira (27) do programa Roda Viva, da TV Cultura. O programa reuniu os coordenadores de saúde das campanhas dos candidatos à Presidência da República. 

Padilha tomou conhecimento horas antes do início do programa, pelo Facebook da TV Cultura, de que sua presença havia sido dispensada. Estou aqui, não tenho problema nenhum. Nenhum problema de saúde ou de agenda, nem nada que me impeça. Vim até aqui exatamente por respeitar a TV Cultura, respeitar a TV pública e a democracia. Foi convidado em nome da coordenação do programa de governo e da campanha Lula e Haddad”, afirmou o ex-ministro, questionando as razões para a produção do Roda Viva decidir por vetar sua participação.

O ex-ministro relata que, desde a última quinta-feira (23) teve a sua participação confirmada em uma série de e-mails trocados com o Roda Viva. A última correspondência eletrônica com a sua assessoria foi recebida ainda na tarde desta segunda-feira (27), sem que nenhuma objeção à sua participação fosse feita. Pouco depois, segundo Padilha, as informações sobre a sua participação no programa foram retiradas do site da TV Cultura. “Desapareceram com a candidatura do ex-presidente Lula”, denunciou Padilha. 

Somente após às 17h30 a assessoria de Padilha foi informada de que o coordenador de campanha do PT não poderia participar, sob a alegação de que a sua condição de candidato a deputado federal “traria desequilíbrio” em relação aos demais representantes das outras candidaturas. Caberia então à coordenação de campanha do PT indicar às pressas um substituto para participar do programa que começaria dali a menos de cinco horas o que, segundo Padilha, inviabilizava a troca. 

“Na prática, inviabilizou a participação da chapa de Lula/Haddad aqui. O jurídico do PT vai cobrar isso. Já basta o que Globo faz. Eu não esperava isso de uma TV pública”, declarou o ex-ministro. 

Na abertura do Roda Viva, o apresentador Ricardo Lessa limitou-se a pedir desculpas ao PT e ao ex-ministro pelo aviso “muito em cima da hora”.  Num debate sem representante do partido que lidera as pesquisas eleitorais, participaram David Uip, médico infectologista e representante do PSDB; Marcia Bandini, professora de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representante da Rede; Marco Volpe, cirurgião cardiovascular e representante do Podemos; e Henrique Javi, secretário de Saúde do Ceará e representante do PDT. 

 

Leia também

Últimas notícias