dia de protestos

Portugal também registra ato contra a PEC 55 no Brasil

Manifestações de hoje (11) contra o governo Temer atingiram todas as regiões do país

jornalistas livres

Ato começou na Universidade de Coimbra e passou por pontos históricos da cidade portuguesa

São Paulo – Diversas cidades brasileiras registraram atos na tarde de hoje (11) como parte do dia nacional de greve promovido por centrais sindicais e movimentos sociais contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55. O projeto, de autoria do governo de Michel Temer (PMDB), foi aprovado em dois turnos na Câmara dos Deputados como PEC 241, e agora tramita no Senado Federal, onde já passou pela Comissão de Constituição e Justiça.

Se aprovada em dois turnos também pela Casa e sancionada por Temer, a União vai congelar os gastos em despesas primárias como saúde e educação por 20 anos ao limite da inflação do ano anterior. Especialistas e movimentos sociais alegam que tal medida vai tirar dinheiro de setores essenciais para o país, privilegiando o pagamento da dívida em detrimento de investimentos sensíveis à população, especialmente a mais carente.

Além dos protestos no Brasil, Portugal também registrou um ato na cidade de Coimbra. Lá, manifestantes de diversas nacionalidades reivindicaram a retomada da democracia brasileira, interrompida, segundo eles, com o processo de impeachment da presidenta eleita em 2014 Dilma Rousseff (PT). De acordo com a organização, portugueses, italianos e etíopes gritaram palavras de ordem junto dos brasileiros pedindo a queda de Temer.

O ato começou na Universidade de Coimbra e passou por pontos históricos da cidade portuguesa. Também foram distribuídos cravos amarelos, um símbolo que faz alusão ao movimento que pôs fim à ditadura portuguesa, em 1974.

Jornalistas LivresPortugal.jpg
Coimbra, Portugal

Atos pelo Brasil

No Pará, movimentos sociais realizaram uma passeata pela Avenida Almirante Barroso na região central de Belém em direção ao Tribunal de Justiça do Pará. Participaram ainda alunos e professores de ocupações no estado, além do sindicato dos bancários, associações quilombolas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST, grupos negros, LGBT e feministas.

Jornalistas LivresTJ Pará.jpg
Manifestantes em frente ao Tribunal de Justiça do Pará, em Belém

Em Manaus, desde a manhã, manifestantes de diversas categorias se reuniram no centro da cidade contra a PEC 55 e também contra a Medida Provisória 746, que prevê uma reforma no ensino médio.

Jornalistas LivresManaus.jpg
Manaus

Em Maceió, cerca de 5 mil pessoas marcharam pelo centro, onde bloquearam a principal rua de comércio da capital alagoana, a Rua do Comércio. Ainda na cidade, profissionais rodoviários bloquearam pistas de estradas em vários pontos contra a PEC 55. O interior registrou mobilizações no sertão, agreste e zona da mata.

Jornalistas LivresAlagoas.jpg
Alagoas

Em Cuiabá, os manifestantes protestaram contra a PEC 55 e contra o governo Temer, rechaçando a influência do agronegócio predatório na região.

Jornalistas LivresCuiabá.jpg
Cuiabá

Em Pernambuco, diversas vias foram bloqueadas em razão do dia de mobilizações.

Jornalistas Livresrodo PE.jpg
Estrada PE-95, em Passira, Pernambuco

Jornalistas LivresSerrinha BA.jpg
Serrinha, na Bahia

Jornalistas LivresCaruaru PE.jpg
Caruaru, Pernambuco

Jornalistas Livrespraça 7 BH.jpg
Praça Sete, em Belo Horizonte


Leia também

Últimas notícias