em natal

Lula diz que ação da PF contra Mantega foi arrogante e prepotente

Em ato em apoio ao candidato petista à prefeitura de Natal, o ex-presidente destacou legados do PT e desafiou PF a encontrar provas contra ele

Ricardo Stuckert/Instituto Lula/fotos públicas

‘Eles deveriam estar gritando ‘Volta, Lula’. Os empresários ganharam, os trabalhadores ganharam”, disse o ex-presidente

São Paulo Não é normal que as mesmas pessoas que rasgaram a Constituição, que deram um golpe neste país, que cassaram a Dilma e cassaram o voto de vocês esteja agora pedindo voto nas ruas com a maior desfaçatez”, afirmou hoje (16) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante ato em apoio ao candidato Fernando Mineiro (PT), que disputa a prefeitura de Natal.

Saudado por milhares e recebido aos gritos de ‘Fora, Temer’, o ex-presidente falou sobre a prisão e soltura do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, em mais uma ação midiática da Operação Lava Jato. Ele classificou a medida como autoritária, e alegou “questões humanitárias”, já que Mantega, que tem residência fixa, acompanhava a mulher em um procedimento cirúrgico em um hospital de São Paulo quando foi detido pela Polícia Federal. “Não tem desculpa. Isso se chama autoritarismo, chama-se prepotência e arrogância.”

Sobre as acusações contra si, voltou a afirmar que a Lava Jato vai ter que “provar se dentro do MP, da PF, ou do Judiciário tem alguém mais honesto” do que ele. “Podem me investigar, não tem nenhum problema.”

O ex-presidente destacou ainda conquistas sociais do seu governo, como os programas de inclusão na educação, como o Fies e o Prouni, e o programa Luz para Todos. Falou ainda sobre a inclusão social combinada com o crescimento econômico durante os anos que esteve na presidência.

Lula disse que não iria fazer críticas ao governo, mas que estava ali para defender a candidatura do candidato petista. “Eu não vim aqui para gritar fora. Vim para gritar dentro, Mineiro e Carla na prefeitura de Natal”, afirmou Lula, que diz acreditar no poder da militância para sair às ruas e levar o candidato à prefeitura nas eleições do próximo dia 2 de outubro.

Ele criticou as “mesmas famílias” que mantêm o poder político em Natal e os políticos do estado que votaram a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em especial o senador Garibaldi Alves (PMDB), que ocupou o Ministério da Previdência no governo da presidenta deposta.

“Duvido que em Natal tenha empresário que tenha ganho o que ganhou no meu governo. Eles deveriam estar gritando Volta, Lula. Os empresários ganharam, os trabalhadores ganharam”, destacou o ex-presidente.

Segundo Lula, Mineiro, que é professor da rede pública e deputado estadual por quatro mandatos, representa a novidade na política potiguar, que nunca foi governada pelo PT, e a possibilidade de mostrar a experiência administrativa conquistada nas prefeituras comandadas pelo PT, que segundo o ex-presidente, são “exemplo” para o país. Ele citou o Orçamento Participativo, que garante aos cidadãos a possibilidade de decidirem sobre a aplicação dos recursos municipais, como uma das bandeiras do partido.

Também estiveram presentes ao ato a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o presidente do PT, Rui Falcão, e o presidente da CUT, Vagner Freitas.


 



Leia também

Últimas notícias