Manifestação

MST e FNL pedem a Dilma para desistir de Kátia Abreu na Agricultura

Movimentos sociais protestaram contra indicação de senadora e apresentaram reivindicações. Presidenta acena com diálogo, mas não se pronuncia sobre ministério

Roberto Stuckert Filho / PR

Dilma recebe movimentos sociais de agricultores: mais diálogo, mas ministério deve ser de Kátia Abreu

Brasília – No dia da posse da senadora na recondução da presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ontem (15), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL) invadiram a entidade com faixas e cartazes. Eles ainda protestaram diante do prédio da confederação, saíram em passeata pela Esplanada dos Ministérios e, numa audiência com a presidenta Dilma Rousseff, expuseram reivindicações do setor ao governo, além de reforçar o pedido que Kátia Abreu não seja indicada para a pasta.

O nome da senadora pelo PMDB de Tocantins como próxima ministra da Agricultura, embora dado como certo, não foi anunciado ainda (nem tampouco negado pelo governo), mas a pressão de trabalhadores rurais sobre a presidenta para não indicar a parlamentar foi o destaque deste início de semana na capital do país.

Novos assentamentos

“Dilma, nós votamos em você. Não merecemos a Kátia Abreu no Ministério da Agricultura”, pregava uma das faixas colocada em frente à sede da CNA contra a senadora, que é integrante da bancada ruralista no Congresso e empresária influente do setor de agronegócio em Tocantins. Durante a audiência com a presidenta, que teve a participação do ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, representantes do MST trataram do assunto, além de apresentar seus pleitos para o novo governo.

Entre as reivindicações, destacam-se mudanças na composição do atual Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o assentamento de cerca de120 mil famílias até julho do ano que vem e a criação de um plano de metas para assentar uma média de 50 mil famílias por ano até 2018. A presidenta, segundo relatos dos presentes à audiência, ficou de apresentar esse plano dentro de pouco tempo e demonstrou interesse em trabalhar para que o governo possa fazer os assentamentos.

“Dialogamos sobre a conjuntura política pelo país, apresentamos a pauta emergencial da questão agrária e a pauta política do Brasil que dialoga com a questão da terra, do desenvolvimento do território e da produção de alimentos na reforma agrária popular”, frisou um dos coordenadores do movimento, Alexandre Conceição.

Já Rosana Fernandes, integrante da direção do MST, disse que a reunião teve um caráter simbólico, de abertura de diálogo entre o governo e movimentos sociais. “A avaliação que fazemos da perspectiva de abertura de diálogo é bastante positiva, como já aconteceu anteriormente com outros movimentos do campo e com as centrais sindicais. Isso é bastante significativo para o povo brasileiro”, enfatizou.

‘Mensagem ruim’

Mesmo assim, o assunto prioritário do dia ficou no ar, sem qualquer indicação por parte de Dilma – a nomeação de Kátia Abreu. “O MST não quer participar do governo nem interferir ou indicar nomes, nada disso. Nossa luta é pela reforma agrária. Mas não podemos ficar quietos, sem nos manifestar sobre o que vai representar a nomeação da Kátia Abreu para a agricultura”, destacou Conceição. “Será uma mensagem muito ruim a ser passada pelo governo para todos os movimentos sociais que garantiram a vitória da presidenta Dilma nas ruas”, acrescentou.

Na CNA, o dirigente da FNL Antônio Carlos dos Santos afirmou que os dois movimentos (FNL e MST) não aceitam a nomeação de Kátia Abreu e a consideram “um retrocesso”.“Quem manda é a presidente. Estamos saindo daqui porque estamos cansados de conversar com quem não vai resolver a questão”, afirmou, pouco antes de o grupo deixar a sede da confederação.

Uma comitiva dos manifestantes foi autorizada a subir e conversou com diretores da CNA, em encontro no qual pediram à entidade apoio em relação a programas de assistência técnica para a agricultura familiar.

Reunião e posse

Após receber o MST, Dilma participou da solenidade de posse de Kátia Abreu na direção da entidade. A presidenta não se pronunciou a respeito dos pedidos para excluir a senadora da equipe ministerial e disse, em discurso, que ela e a Kátia Abreu “estarão mais próximas do que nunca nos próximos quatro anos” – deixando mais forte, entre os presentes, o entendimento de que a parlamentar será mesmo sua ministra da Agricultura.

Numa tentativa de acalmar os ânimos dos opositores à indicação, a presidenta afirmou ainda que “os produtores rurais terão mais espaço para tomar decisões”, acenando com maior abertura do diálogo com os movimentos sociais do setor no seu próximo mandato.

Leia também

Últimas notícias