em brasília

Dilma diz que bancos públicos financiarão compras de bicicletas

Presidenta também garantiu que financiará ciclovias em todas cidades que pedirem a ajuda do governo federal

ichiro guerra

Afirmação foi feita em visita na manhã deste sábado em estação do BRT Expresso DF

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27), durante evento de campanha em uma estação de Bus Rapid Transit (BRT), a Expresso DF, recém-construída em Brasília, que o governo usará os bancos públicos para abrir linhas de financiamento para a compra de bicicletas para pessoas de todas as classes sociais. Além disso, ela garantiu que financiará também ciclovias em todas cidades que pedirem a ajuda do governo federal.

A presidenta destacou que as bicicletas são importantes meios de transporte para curtas e médias distâncias tanto nas cidades quanto em zonas rurais brasileiras. Dilma ressaltou que esse meio de transporte também é eficiente para integrar os modais de transporte, além de contribuir para a redução de emissões de gás carbônico. “Estamos dando prioridade para ciclovias e bicicletários por meio de incentivos e estímulos”, disse a presidenta após lembrar que a maior parte das bicicletas do país é produzida na Zona Franca de Manaus e, portanto, “não paga tributos federais”.

A presidenta aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações do governo na área de mobilidade urbana. Foram R$ 143 bilhões do orçamento, dos quais boa parte foi destinada a financiamentos com juros subsidiados em prazos de até 30 anos, com quatro anos de carência. “Isso mostra que sem bancos públicos não se investiria em transporte urbano, ao contrário do que dizem outros candidatos”, disse.

“Não houve em nenhuma época, no Brasil, esse nível de investimento sistemático na área de transporte urbano de massa, patrocinado pelo governo federal. Outros governos apenas premiavam alguns lugares com algum investimento. Mas, a meu ver, essa é uma necessidade no Brasil porque, como o transporte de massa é a busca do tempo, ele representa o direito para a pessoa desfrutar a vida”, disse a presidenta candidata à reeleição.

Perguntada por jornalistas, Dilma aproveitou o evento para desmentir matéria publicada pela revista Veja, segundo a qual um integrante da campanha de Dilma Rousseff em 2010 teria pedido doação de “pelo menos R$ 2 milhões” ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. “Trata-se de mais um dos factóides da revista Veja. Factóide que ela costuma colocar em suas páginas durante o período pré-eleitoral”, disse a presidenta ao lembrar que todas as suas contas de campanha foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Leia também

Últimas notícias