recorrente

Vídeos mostram caos no Metrô-SP depois de mais uma falha em trem reformado

Segundo metroviários, pane foi causada por defeito na porta de composição mais problemática do sistema. Ano passado, mesmo trem descarrilou e abriu portas ao lado de trilho energizado

Eduardo Anizelli/Folhapress

Usuários são impedidos por seguranças de caminhar pelos trilhos da Linha 3 Vermelha

São Paulo – Vídeos publicados no YouTube mostram superlotação em vagões, tumulto nas plataformas, usuários andando pelos trilhos, escapando pelas saídas de emergência e confusão em estações da Linha 3 Vermelha do Metrô de São Paulo na noite de ontem (4), depois que um trem apresentou falhas de portas.

De acordo com a companhia, o problema aconteceu às 18h19 na estação Sé, centro da capital, e teria sido sanado oito minutos depois. O Metrô coloca a culpa do caos de ontem nos usuários, que teriam sido impacientes e acionado os botões de emergência em pelo menos sete composições que vinham atrás do trem que apresentara defeito. A linha ficou interrompida por 5 horas.

Funcionários da empresa afirmam, porém, que a resolução do problema nas portas obrigou o centro de controle a desenergizar as vias. “Sem energia, o trem fica tanto sem ar condicionado como sem ventilação”, explica um metroviário que prefere não se identificar para evitar sanções da empresa. “Esses trens modernizados não têm basculantes e com isso os usuários se desesperam e saem do trem por causa do calor e falta de ar.”

A composição que apresentou problemas ontem, conhecida como K07, é uma das recordistas em panes graves no Metrô de São Paulo. Recentemente reformado pelo consórcio MTTrens, envolvido nas denúncias de cartel, o K07 foi o trem que descarrilou nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da cidade, em 5 de agosto.

Pivô do caos de ontem, a falha de portas não é novidade no histórico da composição. Em 2 de outubro, na estação Santa Cecília, centro da capital, o K07 abriu sozinho todas as suas portas, em todos os vagões – inclusive no lado oposto ao da plataforma, onde fica o trilho energizado.

A RBA vem denunciando desde o ano passado falhas recorrentes nos trens da frota K, à qual pertence o K07, e outras frotas reformadas por empresas acusadas de cartel.

Leia também:

Leia também

Últimas notícias