Campanha de Serra mostra irritação com pesquisa que mostra Dilma 12 pontos à frente

Sérgio Guerra acusa Vox Populi de ter errado no primeiro turno (Foto: Divulgação) São Paulo – O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), chamou de “sem vergonha” a pesquisa […]

Sérgio Guerra acusa Vox Populi de ter errado no primeiro turno (Foto: Divulgação)

São Paulo – O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), chamou de “sem vergonha” a pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira (19). O levantamento mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à Presidência da República, com 12 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra (PSDB).

Segundo a agência Reuters, ele criticou o instituto de pesquisa. “O Vox Populi não acertou nada. Enganou os brasileiros”, acusou Guerra. “Procurou interferir na vontade deles. Se ficarmos calados diante de fatos como esses, quero dizer a vocês que a nossa democracia não está bem protegida”, acrescentou o coordenador da campanha tucana.

Pelo Vox Populi, Dilma Rousseff tem 51% das intenções de voto, ante 39% de Serra.
Considerando apenas os votos válidos (sem nulos, brancos e indecisos), a petista fica com 57% e o tucano, com 43%.

Apesar do questionamento, Guerra disse que a coligação que apoia Serra não vai acionar a Justiça sobre os números divulgados. Ele afirma que o Vox Populi também faz pesquisas sob encomenda para o PT. A empresa também foi contratada, durante o primeiro turno, para levantamentos para o PSDB de Minas Gerais, em cuja capital está a sede do Vox Populi.

O diretor do instituto de pesquisa, Marcos Coimbra, também foi alvo dos ataques do
presidente do PSDB. “A gente vai ganhar esta eleição. O Marcos Coimbra não vai eleger o presidente da República. Ele não é o povo, quem vai eleger o presidente da República é o povo brasileiro”, disse. Procurados pela Rede Brasil Atual, os diretores da empresa não se manifestaram, mas prometeram uma posição a respeito para mais tarde.

Pesquisas divulgadas na semana passada também apontaram vantagem para Dilma, em
patamar menor. O Sensus indicou os dois candidatos com empate técnico – Dilma com 46,8%
das intenções de voto, ante 42,7% de Serra. O Ibope apresentou Dilma e Serra com 49% e
43%, respectivamente. O Datafolha deu placar de 47% a 41%.

Apesar das críticas dirigidas ao Vox Populi, todos os institutos de pesquisa constataram percentuais diferentes dos apurados no primeiro turno. Datafolha, Ibope, Vox Populi e Sensus apontagem Dilma Rousseff com 50% ou mais, embora ela tenha obtido 47% dos votos em 3 de outubro.

Resposta

O presidente do conselho do Vox Populi, Marcos Coimbra, disse ao portal IG que “vê com serenidade” a acusação de Sérgio Guerra. “Acusações assim acontecem quando uma pesquisa não é favorável a um candidato”, afirmou.

Segundo Coimbra, o instituto presta serviços tanto para o PT quanto para o PSDB. Ele lembrou ainda que as mesmas acusações foram feitas, no primeiro turno ao instituto Sensus e, ainda assim, o PSDB utilizou a pesquisa no horário eleitoral quando esta apontava subida de Serra.

Coimbra fez questão de ressaltar que pesquisas não trabalham com certezas. “Pesquisas trabalham com probabilidades. Não é matemática, é estatística. (…) Institutos de pesquisas duráveis, que resistem ao tempo, não vendem certezas. Só vende certeza quem não conhece pesquisa. Vendemos pesquisas bem feitas”, disse.

Com informações da Agência Reuters

Leia também

Últimas notícias