Sensus confirma Vox Populi e mostra Dilma à frente de Serra

Levantamento do Sensus encomendado pela CNT registra empate técnico entre os pré-candidatos do PT e do PSDB, com vantagem de 2,5 pontos para Dilma

(Fotos de Ricardo Stuckert/PR e Antonio Cruz/ABr)

São Paulo – A pré-candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) aparece na frente de José Serra (PSDB) em pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes. A vantagem é de 2,5 pontos percentuais, o que configura empate técnico. A petista tem 35,7% contra 33,2% do tucano. Marina Silva (PV) registra 7,3%.

A 101ª edição do levantamento CNT/Sensus confirma os dados de outro instituto, o Vox Populi, cujos resultados foram publicados no sábado. As perguntas foram aplicadas a 2 mil pessoas de 10 a 14 de maio e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A lista de candidatos trouxe, pela primeira vez, um cenário com 11 candidatos. Nas edições anteriores, três ou quatro nomes eram incluídos, já que havia a indefinição sobre Ciro Gomes (PSB).

Em um cenário com apenas três candidatos – Dilma, Marina e Serra – mantém-se o empate, com pequena vantagem para o presidenciável do PSD: 37,8% contra 37%. Em um eventual segundo turno entre os dois principais nomes, a petista tem discreta vantagem, de 41,8% a 40,5%. Na edição anterior, Serra estava na liderança 33,2% contra 27,8% de Dilma no primeiro turno, e tinha 44% numa simulação de segundo turno.

Se a disputa do segundo turno tivesse Marina Silva, Dilma teria 51,7% e Serra 50,3%, contra 21% e 24% respectivamente.

Na pergunta espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Dilma aparece com vantagem ainda maior, 19,8% contra 14,4%. Mesmo sem poder concorrer, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o terceiro, com 9,7% Marina Silva (PV), Ciro Gomes (PSB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Aécio Neves (PSDB) foram citados por menos de 1%.

Regiões

Dilma lidera apenas na região Nordeste, que representa 28% dos entrevistados – são 22 pontos de vantagem. Em todas as outras áreas, Serra está na frente. A maior vantagem do tucano é no Centro-Oeste e Norte, apresentados em conjunto pela pesquisa. São 12 pontos percentuais de vantagem. No Sul, Serra está cinco pontos à frente e no Sudeste há empate técnico.

Nas capitais e cidades médias, Dilma tem vantagem ante Serra, mas fica atrás nos grandes e pequenos municípios. Há empate na comparação entre ambiente urbano e rural, com pequena margem para a petista entre eleitores do campo.

Rejeição

Nas questões de limite de votos, Marina Silva aparece com maior percentual de eleitores que não votariam nela, o que é associado a um menor conhecimento sobre a senadora. Serra tem a segunda maior rejeição, já que 29,5% afirmam que não votariam no tucano de jeito de nenhum, contra 26,1% que não optariam por Dilma.

Enquanto a petista tem 7,4% dos entrevistados que ainda não sabem quem ela é, Serra é desconhecido por apenas 2,3%. Para 30% do total, o tucano representa a continuidade da gestão atual, enquanto 63% vêm Dilma como candidata capaz de dar sequência ao governo ula.

O candidato apoiado pelo presidente teria apoio de 27%, e 33,7% poderiam votar no nome defendido pelo presidente. Ao mesmo tempo, o nome defendido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria apoio de apenas 5,7% e rejeição de 55,4%.

Leia também

Últimas notícias