Para Dilma, internet vai deixar todos ‘roucos de ouvir’

Ao lançar site, pré-candidata petista defende papel de blogues e da rede mundial de computadores na campanha eleitoral

Durante transmissão de vídeo, no lançamento do site de pré-campanha eleitoral (Foto: Reprodução)

São Paulo – A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, acredita que a internet será decisiva para a campanha eleitoral deste ano. Em vídeo transmitido ao vivo para 4.737, segundo os coordenadores da campanha eleitoral, ela disse acreditar que a internet amplia a democracia e que ela deixará a todos “roucos de ouvir”.

“Tenho certeza de que, para nós, vai ser muito importante a internet porque vamos ficar ‘roucos de ouvir'”, propôs. “Pela primeira vez em tempo real, as pessoas vão poder dar sua opinião, vão poder perguntar, criticar, interrogar, colocar suas dúvidas. Vamos ter na internet um instrumento de participação e de democracia”, defendeu.

Para ela, isso é positivo porque é possível aprender com as sugestões e críticas. “Com a conversa a gente aprende, democracia é isso, multiplas vozes manifestando multiplos pontos de vista e múltiplos interesses”, explicou.

A declaração foi resposta a uma pergunta de Eduardo Guimarães, blogueiro autor do Cidadania.com. Ele questionou a ex-ministra-chefe da Casa Civil sobre o papel da rede na eleição, tendo em vista a disputa nos Estados Unidos em 2008. “Se vai ser igual aos Estados Unidos, não sei, mas vai ser desse jeito brasileiro, essa adaptação que a gente coloca em tudo”, opinou Dilma.

No Twitter, Eduardo Guimarães lamentou a escolha feita pela equipe de Dilma. “Pôxa, no lançamento do site da @dilmaBR colocaram no ar a única pergunta light que fiz”, reclamou. “A pergunta principal que fiz a Dilma foi se ela faria, em relação à mídia, o que o Obama fez com a Fox e, como ele, dando nome aos bois”, esclareceu.

Software livre

O Dilma na Web é produzido em software livre. O próprio computador que Dilma usava rodava o sistema operacional Ubuntu. Na hora de registrar o fato, a pré-candidata mostrou pouca afinidade com o nome do software.

Segundo Marcelo Branco, coordenador da campanha na internet, todos os comentários serão aceitos, mas os que ferirem a lei eleitoral serão rejeitados. Os moderadores prometem enviar e-mail para explicar o motivo da rejeição. As intervenções em vídeo devem repetir-se semanalmente.

Dilma respondeu ainda questionamentos do advogado Tulio Vianna sobre o acesso a internet na escola. “Tivemos um programa lançado em 2008, que é o banda larga nas escolas. Sabe aqueles postos de serviço telefônico? Trocamos essa obrigação pelo fornecimento de banda larga de 2 mega, no mínimo, para todas as escolas do ensino fundamental e médio”, propagandeou.

Óculos, novela e neto

Dilma respondeu ainda a perguntas sobre o abandono dos óculos e a adoção das lentes de contato, além do nome do neto. “Tem duas coisas; se você olhar bem, meu nariz não sustenta bem os óculos, deixam marca no nariz. Daí optei pela lente”, explicou.

Sobre novelas, ela admitiu que gostou de “várias novelas”, como “aquela do sinhozinho Malta” e da “viúva porcina” (Roque Santeiro). “Gostei daquele ‘Caminho das índias’, porque tentava aproximar o Brasil a um país que para nós é estranho, que é a Índia”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias